Analysis

Novo relatório da Europol alerta para panorama cibercriminal fragmentado e em expansão

O recente relatório da Europol destaca as tendências criminais emergentes, antecipa desafios futuros e permite uma visão sobre como diferentes áreas podem evoluir e impactar a segurança

25/07/2024

Novo relatório da Europol alerta para panorama cibercriminal fragmentado e em expansão

A Europol publicou, esta semana, a décima edição da Avaliação da Ameaça da Criminalidade Organizada na Internet (IOCTA), onde aprofundou os principais desenvolvimentos, mudanças e ameaças emergentes no cibercrime durante o último ano. 

O relatório analisa tendências criminais, incluindo ataques cibernéticos, exploração sexual infantil e fraudes online. Também prevê futuros desafios relacionados a novas tecnologias, sistemas de pagamento, Inteligência Artificial (IA), criptomoedas e conteúdos ilícitos online, oferecendo uma visão sobre como essas áreas podem evoluir e impactar a segurança.

As vítimas na União Europeia são exploradas diariamente devido ao cibercrime, com grupos de ransomware que se fragmentam e disfarçam-se, enquanto fraudes como phishing e extorsão sexual de menores estão em ascensão. As pequenas e médias empresas, comerciantes eletrónicos e instituições bancárias são alvos frequentes destes ataques.

A IA está a ser utilizada por cibecriminosos, incluindo a criação de material de abuso sexual infantil, segundo a IOCTA 2024. O uso de criptomoedas para atividades criminosas, bem como a dark web, cresce e desafiam a aplicação da lei, que precisa de novas ferramentas, conhecimentos e legislação para se adaptar e combater eficazmente essas ameaças emergentes.

A Europol enfrenta os desafios digitais com a Estratégia para a Segurança em Parceria, liderando a inovação na aplicação da lei e ao fornecer soluções de policiamento para questões como encriptação e criptomoedas. Neste sentido, a Europol amplia as ferramentas disponíveis para os agentes da lei na Europa e além disso, melhora as capacidades técnicas e forenses. O Centro Europeu da Cibercriminalidade (EC3) da Europol é o principal recurso para investigadores de cibercrime.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº19 Agosto 2024

IT SECURITY Nº19 Agosto 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.