Threats

Cisco alerta para vulnerabilidade crítica em plataforma de gestão de firewall

A vulnerabilidade, que recebeu uma pontuação máxima CVSS de 10,0 dada a sua gravidade, encontra-se na implementação do subsistema RADIUS

19/08/2025

Cisco alerta para vulnerabilidade crítica em plataforma de gestão de firewall

A Cisco alertou para uma vulnerabilidade crítica no seu Secure Firewall Management Center Software, a plataforma de gestão de firewall. A vulnerabilidade permite que um invasor remoto, não autenticado, injete comandos Shell arbitrários em sistemas vulneráveis.

A vulnerabilidade, rastreada como CVE-2025-20265, recebeu uma pontuação máxima CVSS de 10,00, tendo sido descoberta por um engenheiro da Cisco durante testes de segurança interna.

A vulnerabilidade encontra-se na implementação do subsistema RADIUS, um protocolo de autenticação utilizado nos dispositivos Cisco, que permite o acesso seguro à rede através da verificação das credenciais do utilizador. “Esta vulnerabilidade deve-se a uma falha de tratamento adequado da entrada do utilizador durante a fase de autenticação. Um atacante pode explorar esta vulnerabilidade através do envio de uma entrada manipulada, ao introduzir credenciais que serão autenticadas no servidor RADIUS configurado. Um exploit bem-sucedido pode permitir que o atacante execute comandos com um nível elevado de privilégio”, explica a Cisco em comunicado.

A vulnerabilidade em causa afeta especificamente as versões 7.0.7 e 7.7.0 do Cisco Secure FMC Software se a autenticação RADIUS estiver habilitada. No entanto, as organizações que não utilizam a autenticação RADIUS não são vulneráveis a este vetor de ataque específico.

De acordo com a Cisco, não existem soluções alternativas à falha detetada, pelo que as organizações são aconselhadas a mudarem para métodos de autenticação alternativos.

A empresa divulgou ainda no seu mais recente relatório de agosto mais de 20 avisos de segurança para os produtos Secure Firewall Management Center (FMC), Secure Firewall Threat Defense (FTD) e Secure Firewall Adaptive Security Appliance (ASA), sendo a falha crítica da plataforma Secure FMC a que merece maior destaque. A Cisco anunciou um conjunto de vulnerabilidades de alta gravidade – a maioria a ser explorada por invasores não autenticados para ataques DoS remotos – e ainda vulnerabilidades de gravidade média.

Para estes casos, a empresa lançou já patches e uma ferramenta de verificação de software para ajudar os clientes a identificarem os produtos afetados e as correções a aplicar.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.