Threats

Detetadas vulnerabilidades que permitem execução remota de código em servidores de backup

A exploração da vulnerabilidade, que afeta o software de Backup & Replication, pode levar também ao acesso de dados confidenciais de backup

22/06/2025

Detetadas vulnerabilidades que permitem execução remota de código em servidores de backup

A Veeam lançou patches para uma falha de segurança crítica que afeta o software de Backup & Replication e que, em determinadas condições, pode levar à execução remota de código. 

A vulnerabilidade, rastreada como CVE-2025-23121, recebeu uma pontuação CVSS de 9,9, num máximo de 10,0. A vulnerabilidade afeta todas as compilações da versão 12 anterior, incluindo 12.3.1.1139.

A exploração bem-sucedida pode não só comprometer o próprio servidor de backup, mas também fornecer acesso aos dados confidenciais de backup da organização.

A Veeam alertou também para outra falha no mesmo produto. Rastreada como CVE-2025-24286, e com uma pontuação CVSS de 7.2, a vulnerabilidade permite que um utilizador autenticado com a função de Operador de Backup modifique tarefas de backup, o que pode resultar na execução de código arbitrário.

A empresa americana corrigiu ainda, e separadamente, uma vulnerabilidade que afetava o Veeam Agent para Microsoft Windows (CVE-2025-24287, pontuação CVSS: 6,1) que permitia que os utilizadores do sistema local modificassem o conteúdo do diretório, levando à execução de código com permissões elevadas. O problema foi corrigido na versão 6.3.2.

Os especialistas em segurança recomendam que as organizações procedam às atualizações necessárias, dada a natureza crítica da infraestrutura de backup e o potencial de comprometimento dos dados.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.