Threats

Microsoft descobre novo ataque em investigação a hackers da SolarWinds

A Microsoft alega que o grupo criminoso responsável pelo ataque - Nobelium - tentou aceder a dados pessoais dos utilizadores, mas houve poucas vítimas

30/06/2021

Microsoft descobre novo ataque em investigação a hackers da SolarWinds

Microsoft anunciou que um novo atacante ganhou acesso a um dos seus agentes de serviço ao cliente e explicou que tomou conhecimento da vulnerabilidade durante a sua resposta a atacantes de um grupo que já teria infiltrado anteriormente a Microsoft e a SolarWinds. A Casa Branca atribuiu o ataque à Rússia, que acabou por negar o envolvimento com hackers.

A Microsoft anunciou publicamente a ameaça depois de a Reuters ter tido acesso a um dos alertas que a Microsoft enviou aos clientes afetados, no qual chama Nobelium ao grupo de hackers. "Um sofisticado ator associado a um estado-nação e que a Microsoft identifica como Nobelium teve acesso a ferramentas de apoio ao cliente da Microsoft para verificar as informações relacionadas às suas assinaturas dos Serviços Microsoft", confere.

A descoberta foi feita no seguimento de uma ampla investigação de phishing, que comprometia uma pequena porção de empresas. Os investigadores perceberam que estavam a decorrer ataques que tinham origem num agente pessoal, embora com poderes restritos. Os atacantes tiveram acesso as diferentes informações pessoais, contactos, serviços que o utilizador consome, entre outras. 

A Microsoft alertou os utilizadores para terem cuidado com os dados disponibilizados online e a mudarem os seus logins. "Em alguns casos, o ator utilizou as informações para lançar ataques altamente direcionados como parte de uma campanha mais ampla", expôs a Microsoft.

Um representante da casa branca afirma que a nova ameaça foi muito menos severa que o anterior ataque à Microsoft e à SolarWinds. Scott McConnel, porta-voz da Homeland Security's Cybersecurity and Infrastructure Security Agency, disse que estão a “trabalhar com a Microsoft e os nossos parceiros interagências para avaliar o impacto”, e acrescenta que “estamos prontos para ajudar a assistir qualquer entidade afetada”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.