Threats

Novo grupo de ransomware telefona às vítimas para pressioná-las

Os atacantes ligam às vítimas para intimidar e negociar o valor do pagamento após o envio de uma nota que tem o mesmo objetivo

06/07/2024

Novo grupo de ransomware telefona às vítimas para pressioná-las

Investigadores dizem ter descoberto um novo grupo de ransomware chamado Volcano Demon que já conseguiu efetuar pelo menos dois ataques bem-sucedidos nas últimas semanas.

Os alvos do grupo foram empresas na indústria da manufaturação e logística, afirmou Tim West, analista na companhia de cibersegurança Halcyon, num comentário à Recorded Future News.

Os investigadores da Halcyon referem que o interessante sobre este grupo de ransomware é que não existe nenhum site para publicar a informação roubada, em vez disso utiliza ligações telefónicas para intimidar e negociar os pagamentos com os líderes das empresas afetadas.

Antes dos telefonemas, os cibercriminosos encriptam os ficheiros nos sistemas das vítimas através do ransomware LukaLocker e deixam uma nota de resgate da informação: “Se ignorarem este incidente, vamos certificar-nos que os vossos clientes e parceiros sabem de tudo e os ataques vão continuar. Alguns dos dados vão ser vendidos a burlões que vão atacar os vossos clientes e funcionários”, lê-se na nota.

O grupo Volcano Demon bloqueou com sucesso as working stations e os servidores Windows, através da exploração de credenciais administrativas comuns adquiridas a partir da rede.

O grupo empregou uma estratégia de extorsão dupla para aumentar as chances de receber o pagamento, conforme relatado pela Halcyon. Primeiro, implementavam o LukaLocker nos sistemas das vítimas, permitindo que os dados fossem filtrados para um centro de comando e controlo (C2). Somente após esta fase, os dados eram encriptados.

De acordo com os investigadores, a identificação deste grupo de cibercriminosos foi um desafio. Os atacantes apagaram os ficheiros do registo nas máquinas alvo antes da exploração, “tornando quase impossível uma avaliação forense exaustiva”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.