Threats

Novo kit de phishing procura ultrapassar autenticação multifator

Cibercriminosos estão a utilizar uma nova plataforma de Phishing-as-a-Service para ultrapassar a autenticação multifator em contas Microsoft 365 e Gmail

30/03/2024

Novo kit de phishing procura ultrapassar autenticação multifator

Analistas da Sekoia descobriram que os cibercriminosos estão a utilizar cada vez mais uma plataforma de Phishing-as-a-Service chamada Tycoon 2FA para atacar contas do Microsoft 365 e Gmail e ultrapassar a autenticação multifator.

O Tycoon 2FA foram descobertas em outubro de 2023, mas tem estado ativo, pelo menos, desde agosto de 2023 quando o grupo Saad Tycoon a disponibilizou através de canais privados do Telegram.

Dizem os investigadores que o kit partilha semelhanças com outras plataformas de adversary-in-the-middle, como o Dadsec OTT, que sugere possível reutilização de código ou colaboração entre os developers.

Já este ano, o Tycoon 2FA lançou uma nova versão, o que indica um esforço contínuo para melhorar o kit. Atualmente, o serviço já foi observado em milhares de ataques de phishing. Os ataques com Tycoon 2FA envolvem um processo de várias etapas em que o agente da ameaça rouba cookies de sessão usando um servidor proxy reverso que faz o alojamento da página da web de phishing, que intercepta a entrada da vítima e a retransmite para o serviço legítimo.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.