Threats

Sites maliciosos aumentam com a aproximação da Black Friday

Segundo dados da Check Point Research, o número de sites maliciosos aumentaram 178% antes do período da Black Friday e Cyber Monday, que, este ano, têm lugar a 26 e a 29 de novembro, respetivamente

21/11/2021

Sites maliciosos aumentam com a aproximação da Black Friday

Com a aproximação da Black Friday e da Cyber Monday, a Check Point Research tem assistido a números recordes de websites maliciosos relacionados com compras online. As ofertas chegam aos consumidores via e-mail e os supostos descontos chegam a atingir os 85%. A Check Point Software Technologies recomenda aos utilizadores que tenham especial atenção às promoções enganadoras.

Em comunicado, a Check Point partilha que, em média, mais de 5.300 websites foram identificados pela Check Point Research por semana nas últimas 6 semanas como sendo maliciosos e que, no mesmo período, o número de websites maliciosos relacionados com compras online aumentou 178%, em comparação com a média de 2021. Diz a mesma empresa que uma em cada 38 redes empresariais foi afetada por semana em novembro, em comparação com uma em 47 em outubro e uma em 352 no início de 2021.

Acompanhamos o número de websites maliciosos relacionados com compras online quase todos os anos antes desta época em novembro. Os números deste ano bateram os nossos recordes. Assistimos desta vez a um aumento espantoso de 178% do número de websites maliciosos para compras online, em comparação com os meses anteriores de 2021. Os cibercriminosos estão a duplicar os seus esforços na implementação de estratégias para atrair os consumidores para a fraude através de ofertas ‘demasiado boas para serem verdadeiras’, prometendo grandes descontos, como 80% ou 85%”, refere, em comunicado, Omer Dembinsky, Data Group Manager at Check Point Software.

A sua estratégia consiste em capitalizar a excitação do consumidor com descontos de fazer arregalar os olhos. Recomendo vivamente os consumidores a terem cuidado com estas ofertas quando fizerem compras na Black Friday e/ou Cyber Monday. Podem proteger-se estando atento a domínios semelhantes, fazendo compras a partir de fontes fidedignas e estando atentos a e-mails de redefinição de palavras-passe e outras notificações relacionadas com contas que demonstrem uma urgência excessiva. Não clique nestas ligações, e se necessário – vá diretamente para o website e altere os detalhes da sua conta”, conclui.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.