Threats

Tribunal espanhol reabre investigação sobre caso de spyware Pegasus

Em causa está um pedido de colaboração por parte de França. O caso espanhol remonta a 2022, depois de o primeiro-ministro e três outros ministros terem sido alvos do spyware

26/04/2024

Tribunal espanhol reabre investigação sobre caso de spyware Pegasus

Espanha decidiu reabrir uma investigação sobre a suspeita de espionagem no telemóvel do primeiro-ministro, Pedro Sánchez, num alegado caso de utilização de spyware Pegasus.

A decisão do juiz espanhol surgiu após um pedido de colaboração numa investigação semelhante em França. De acordo com a SecurityWeek, o juiz do Tribunal Nacional de Espanha revelou existirem motivos para que as novas informações fornecidas por França levem a investigações em Espanha.

Ambos os casos dizem respeito à alegada utilização do spyware Pegasus, desenvolvido pelo grupo israelita NSO, que tem por objetivo infiltrar-se de forma anónima nos telefones e outros dispositivos de forma a recolher dados e espiar os seus proprietários.

Em Espanha, o caso remonta a maio de 2022, depois de Sánchez e três dos seus ministros terem sido alvos do spyware Pegasus. O caso foi posteriormente arquivado devido à ausência de resultados.

Em França, o presidente Emmanuel Macron e vários ministros também teriam sido alvos do spyware Pegasus.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.