X-ray

Ciberataque a universidade norte-americana impactou 800 mil pessoas

Ciberataque à University System of Georgia, dos Estados Unidos, que explorou uma vulnerabilidade no MOVEit em 2023 impactou os números de segurança social e de contas bancárias de 800 mil pessoas

11/05/2024

Ciberataque a universidade norte-americana impactou 800 mil pessoas

A University System of Georgia notificou 800 mil pessoas de que as suas informações pessoal e financeira - nomeadamente os números de segurança social e de contas bancárias - foram comprometidas num ataque em maio de 2023 que utilizou uma vulnerabilidade no software MOVEiT.

A violação de dados ocorreu quando o grupo de ransomware Cl0p explorou uma vulnerabilidade no MOVEit para roubar dados e informação de organizações que utilizam o software em questão.

Até à data, mais de duas mil organizações divulgaram ter sido atacadas através desta vulnerabilidade e estima-se que mais de 60 milhões de pessoas tenham sido afetadas, vendo os seus dados impactados como resultado do ataque.

Nos Estados Unidos, cerca de 900 instituições de ensino foram atacadas através desta vulnerabilidade e a University System of Georgia é a entidade de educação a divulgar que foi vítima desta campanha. A universidade em questão utilizava, na altura, o MOVEit para “transferir e armazenar dados sensíveis”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.