Analysis

Ciberataques de Estados-nação aumentaram nível de eficácia

Rússia, Irão, Coreia do Norte e China foram os principais atores de ciberataques

09/11/2022

Ciberataques de Estados-nação aumentaram nível de eficácia

A Microsoft divulgou os resultados do Relatório de Defesa Digital, onde revela que os ciberataques de Estados-nação aumentaram o nível de eficácia, passando de uma taxa de sucesso de 20% para 40%, em apenas um ano. 

Com base em mais de 43 triliões de sinais diários, o estudo, que cobre o período entre julho de 2021 e junho de 2022, indica que o aumento da eficácia dos ataques de estado-nação é justificado pelos avanços da Rússia na tentativa de destruição das infraestruturas críticas da Ucrânia e respetiva espionagem aos países aliados, incluindo os Estados Unidos (55%), Reino Unido (8%), Canadá (3%), Alemanha (3%) e Suíça (2%). 90% dos ataques detetados no ano passado provenientes da Rússia visaram os Estados-membros da NATO, sendo que 48% desses ataques comprometeram empresas de IT sediadas em países da NATO. 

Além da Rússia, países como o Irão, Coreia do Norte e China foram também os principais atores de ciberataques. Além da recolha de informação, os objetivos operacionais centraram-se na interrupção de processos e serviços, roubo de criptomoedas ou destruição de dados e ativos físicos, juntamente com a obtenção de receitas.

No período indicado, a Microsoft bloqueou 37 mil milhões de ameaças por email e 34,7 mil milhões de ameaças de roubo de identidade. Os principais setores afetados pelos ataques de Estado-nação detetados pela Microsoft são o IT (22%), ONG e grupos de reflexão (17%), educação (14%), governos (10%), finanças (5%), meios de comunicação (4%), saúde (2%), transportes (2%), organizações intergovernamentais (2%) e comunicações (2%). 

Só no último ano foram registados, por segundo, cerca de 921 ataques a passwords, um aumento de 74% face ao período homólogo, muitos dos quais resultaram em ataques de ransomware, que, além de duplicarem, afetaram setores como a indústria (28%), saúde (20%), retalho (16%), educação (8%), energia (8%), finanças (8%), governos (8%) e IT (4%). 

Os ataques não foram, contudo, distribuídos uniformemente por todas as regiões. Contrariamente à América Latina, na América do Norte e na Europa, a Microsoft observou um declínio no número global de casos de ransomware reportados. 

Paralelamente aos ataques de ransomware, os emails de phishing também aumentaram, com a Microsoft a detetar cerca de 710 milhões de emails de phishing bloqueados por semana. Apesar dos temas da COVID-19 terem sido menos prevalecentes que em 2020, a guerra na Ucrânia tornou-se uma nova estratégia de phishing, a começar no início de março de 2022 – emails a fazerem-se passar por organizações legítimas que solicitam doações em Bitcoin e Ethereum, alegadamente para apoiar cidadãos ucranianos.

Manuel Dias, National Technology Officer da Microsoft Portugal, adianta que, “na Microsoft, temos a responsabilidade de proteger os sistemas de segurança cibernética que sustentam a sociedade, razão pela qual investimos tanto em cibersegurança e publicamos, desde 2020, este relatório. Esperamos que a partilha destes dados e insights ajude as organizações a tomar medidas necessárias e imediatas no panorama de evolução crescente das ameaças cibernéticas”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.