Analysis

IT Security Conference 2022

IT Security Conference: “é importante que os analistas mantenham uma relação saudável com os expert com quem trabalham”

José Alegria, Chief Security Officer da Altice Portugal, teve a cargo a apresentação “Por uma Doutrina Ativa de Cibersegurança” no palco da IT Security Conference 2022

09/11/2022

IT Security Conference: “é importante que os analistas mantenham uma relação saudável com os expert com quem trabalham”

O dia 12 de maio de 2017 ficou na memória de José Alegria, Chief Security Officer (CSO) da Altice Portugal. Esta foi a data em que o mundo sofreu um dos maiores ataques de ransomware de sempre, em que o vírus WannaCry se espalhou por milhares de computadores com sistema operativo Windows, em cerca de 150 países. Em Lisboa, a Altice não foi exceção e, como revela José Alegria, “esse foi o dia em que mudámos a nossa abordagem à cibersegurança”.

No palco da IT Security Conference, o CSO alerta para as caraterísticas catastróficas que ataques como este podem gerar nas empresas e na economia, com forte impacto no Regulamento Geral da Proteção de Dados (RGPD) das organizações. É por isso que recomenda uma abordagem holística da segurança, um caminho que a Altice começou a trilhar em 2017 e que, na opinião de José Alegria, já está a dar frutos. Governança, inibição, defesa, resposta e recuperação são as dimensões da cibersegurança que o CSO recomenda que as organizações tenham em mente quando iniciarem a sua transformação. “Ao olhar de forma abrangente todas as áreas de uma organização será mais fácil implementar uma abordagem que garanta a integração de prevenção, proteção e recuperabilidade ativa”, assegura, alertando a importância do tema ser abordado como um trabalho de equipa.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.