Analysis

Trojan horse foi a principal ameaça em Portugal nos meses de janeiro e fevereiro

Portugal tem sido marcado pelo aumento de ameaças do tipo Trojan Horse e por campanhas de desinformação e ciberespionagem nos primeiros meses de 2024, revela a Cybers3c

19/03/2024

Trojan horse foi a principal ameaça em Portugal nos meses de janeiro e fevereiro

Um estudo elaborado pela equipa de Threat Intelligence da Cybers3c revela que o ciberespaço em Portugal, nos meses de janeiro e fevereiro, tem sido assinalado pelo aumento de ameaças do tipo Trojan Horse – Branking Trojan – que afetam dispositivos móveis, nomeadamente com o sistema operativo Android. Os investigadores descobriram também evidências de campanhas de desinformação e ciberespionagem originadas em países como a China e Rússia. Estas ciberameaças têm visado sobretudo os setores financeiro, de marketing e de media.

O malware Coper/Octo, pertencente à família Exobot e desenvolvido para sistemas operativos Android, é uma das ameaças que tem marcado presença no panorama de cibersegurança português, conforme demonstra a equipa de Threat Intelligence da Cybers3c. Com o objetivo de obter dados bancários, as funcionalidades do Coper/Octo incluem keylogging, interceção de SMS/notificações e acesso remoto, com vista à exposição de palavras-passe, códigos de acesso, mensagens, pesquisas realizadas em browsers, documentos, entre outros.

Segundo os investigadores, a infraestrutura de comando e controlo (C2) do malware em questão indica que este concentra a sua atividade em Portugal, bem como em países como Espanha, Turquia e Estados Unidos.

A par disto, durante os dois primeiros meses de 2024, observou-se também o Trojan Xenomorph de 3.ª geração, derivado do Trojan Alien e classificado como um Trojan bancário. O malware é propriedade reivindicada pelo grupo “Hadoken.Security”, sendo Portugal um dos seus principais alvos. 

O Trojan Xenomorph de 3.ª geração foi concebido com o objetivo de conrtonar sistemas de segurança, devido à sua capacidade de comprometer métodos de autenticação de dois fatores. A instalação do malware é feita nos dispositivos através de droppers conhecidos como BugDrop e GymDrop, que são inseridos em aplicações que aparentam ser legítimas, como é o caso de aplicações de leitura QR Code que contornam o bloqueio de acesso à API do Google, diz o estudo.

Outra ciberameaça observada recentemente em Portugal é o Trojan Ducktail, que tem visado principalmente o setor de marketing. Originado no Vietname, este trojan difundiu-se a partir de 2021 através de anúncios falsos publicados nomeadamente em redes sociais, como o Linkedin. 

O Trojan Ducktail procura obter acesso a contas do serviço Facebook Business. Vários utilizadores em diversas partes do mundo, como Ucrânia, Grécia, Chile, Vietname e EUA, foram afetados por esta tática de “roubo” de identidade, evidencia o estudo.

Além disto, a campanha “The Bear and The Shell” surgiu em janeiro de 2024 e remete para uma campanha de ciberespionagem que visa especialmente a oposição política russa através de métodos avançados de phishing

A estratégia desta campanha maliciosa assenta no envio de emails com temas da NASA que contêm anexos ZIP, cuja abertura despoleta a execução de scripts PowerShell disfarçados como arquivos LNK. Isto, explica a equipa de Threat Intelligence, possibilita a implementação de uma shell reversa através da ferramenta open-source HTTP-Shell, que é utilizada pela APT responsável pela campanha.

Durante o mês de fevereiro, constatou-se a disseminação de desinformação a nível mundial que teve como alvo a empresa Shenzhen Haimai Yunxiang Media Co., conhecida também como Haimai. A principal área de negócios da organização é a comunicação de media global e serviços internacionais.

Segundo o relatório National Intelligence Service (NIS) e de National Cyber Security Center (NCSC), citado pela Cybers3c, a Haimai alegadamente utilizou a plataforma “Times Newswire”, bem como falsos sites coreanos de órgãos de comunicação social, para proceder à distribuição de comunicados de imprensa não autorizados. 

A empresa tem sido associada a campanhas de desinformação pró-China e anti-EUA, que foram amplamente divulgadas no mês passado. Foram afetados diversos países, incluindo Portugal, o que realça a importância da vigilância e da verificação de fontes de informação credíveis, alerta a Cybers3c.

A técnica de engenharia social é “comum a todas ameaças supramencionadas”, explica a equipa de Threat Intelligence da Cybers3c, uma vez que permite o estabelecimento de confiança entre os agentes maliciosos e os seus alvos com vista a obter informação sensível de forma despercebida. O phishing, por sua vez, está também associado à técnica de engenharia social.

“A análise destas ameaças no cenário da cibersegurança destaca a complexidade e a evolução contínua das táticas utilizadas pelos cibercriminosos para comprometer a segurança de organizações e indivíduos em todo o mundo”, comenta Miguel Fonseca, CyberSecurity Wizard da Cybers3c.

O CyberSecurity Wizard da Cybers3c acrescenta que “a exploração de vulnerabilidades nos sistemas e as novas técnicas de engenharia social, aliadas à disseminação de campanhas de desinformação e de malwares demonstra a crescente sofisticação de ameaças, o que representa sérios riscos para a cibersegurança, tornando-se imperativo investir na prevenção”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.