Compliance

Gastos mundiais com soberania da cloud deverão ultrapassar os 258 mil milhões de dólares em 2027

A computação em cloud e a necessidade de reforçar a cibersegurança estão entre os principais motivos para a demanda por soluções soberanas

18/12/2023

Gastos mundiais com soberania da cloud deverão ultrapassar os 258 mil milhões de dólares em 2027

Os gastos globais com a soberania da cloud devem atingir os 258.5 mil milhões de dólares em 2027.

Os dados da IDC, publicados no ‘Worldwide Sovereign Cloud Market Forecast, 2022-2027’, indicam que os gastos em soberania da cloud devem atingir uma taxa composta de crescimento anual de 26,6% no período indicado.

A soberania digital tornou-se numa preocupação significativa para todos os setores. Entre os principais impulsionadores para a demanda por soluções soberanas está a computação em cloud e a necessidade de reforçar a cibersegurança.

A soberania digital, considerada pela IDC como a capacidade de autodeterminação digital por nações, organizações e indivíduos, agrega a soberania de dados e a cloud soberana, o que se traduz em “dar aos proprietários de dados controlo total sobre como e onde os seus dados são geridos, armazenados e processados por provedores de serviços”, afirma Rahiel Nasir, lead analyst for Worldwide Digital Sovereignty and associate research director for European Cloud da IDC.

A previsão de gastos nesta área ocorre com base na proporção do total de gastos globais em cloud em três segmentos:

  • Soberania de dados: soluções que oferecem uma visão holística de como é que os dados são recolhidos, classificados, processados, armazenados e protegidos;
  • Soberania técnica: toda a infraestrutura digital localizada num ambiente soberano;
  • Soberania operacional: deve incluir soluções que ofereçam transparência no controlo das operações em cloud, desde gestão de desempenho até monitorização do acesso físico e digital à infraestrutura.

Os gastos combinados de dados, soberania operacional e técnica totalizaram 79,4 mil milhões de dólares em 2022 e deverão ultrapassar os 103 mil milhões de dólares até ao final de 2023.

Rahiel Nasir revela que grande parte dos gastos que se verão neste mercado durante o período de previsão será em soluções de soberania de dados. “Acreditamos que é aqui que a jornada em direção à cloud soberana começa”, acrescenta. Com o aumento do uso da cloud, “as organizações vão procurar ofertas mais abrangentes para soberania, abrangendo aspetos técnicos e operacionais. Consequentemente, também prevemos um crescimento relativamente estável nestes domínios nos próximos anos”, conclui.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.