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Compliance

Líderes de compliance devem ter comunicação consistente para gerir risco de terceiros

Os líderes de conformidade precisam de uma comunicação consistente com os proprietários de relações para conseguirem gerir eficazmente os riscos de terceiros

28/04/2025

Líderes de compliance devem ter comunicação consistente para gerir risco de terceiros

A gestão de riscos de terceiros está muitas vezes comprometida em muitas organizações porque aqueles que mantêm o relacionamento com o terceiro não encaminham os sinais de alertas para as equipas de conformidade de uma forma fiável.

Um estudo da Gartner a aproximadamente 900 proprietários de relações em agosto de 2024 revelou que enquanto 95% viu a um sinal de alerta de uma entidade terceira, apenas cerca de metade escalou o tema junto das equipas de compliance.

As organizações tendem a trabalhar com muito mais entidades terceiras, uma vez que são essenciais para acelerar o crescimento do negócio após as várias interrupções dos últimos anos”, explicou, em comunicado, Chris Audet, vice-presidente e chefe de investigação da Gartner Assurance Practice. “Em face dos crescentes padrões de sustentabilidade relativos à utilização de entidades terceiras, esta é uma área que merece a atenção das equipas de conformidade”.

O inquérito em questão mostrou três fatores chaves que afetam significativamente a probabilidade de partilha: confiança na identificação de sinais de alerta, objetividade na priorização de problemas de terceiros e o ROI percecionado da partilha de informação.

Ajudar os proprietários de relações a terem mais confiança na identificação de sinais de alerta de terceiros deve ser visto como uma tarefa fácil para as equipas de conformidade e pode provavelmente ser abordada com alguma formação ou comunicação direcionada”, disse Audet.

No entanto, quando os proprietários de relações desenvolvem afinidade por entidades terceiras, é menos provável que envolvam a conformidade por receio de que o compliance possa reagir de forma exagerada e prejudicar a relação. 36% dos proprietários de relações dizem que se sentem obrigados a proteger as relações com terceiros de pessoas nas suas próprias organizações, e outros 27% estão relutantes em fazer qualquer coisa que possa prejudicar as entidades terceiras que gerem.


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