Compliance

Líderes de compliance querem aumentar impacto na estratégia da organização

Estudo mostra que os líderes jurídicos, compliance e privacidade procuram aumentar o impacto na estratégia das organizações

05/07/2024

Líderes de compliance querem aumentar impacto na estratégia da organização

Os líderes jurídicos, de compliance e de privacidade indicam o fortalecimento do seu impacto pessoal na estratégia da empresa como a sua principal prioridade para 2024, de acordo com um inquérito da Gartner. Melhorar a gestão do risco de terceiros e assegurar que os programas de compliance estão a par com as exigências regulatórias estão entre as três prioridades para o ano.

O estudo da Gartner mostrou que o desenvolvimento de orientações que permitam à empresa equilibrar melhor os riscos e os benefícios comerciais e projetor ou atualizar os treinos de compliance para torná-los mais adaptados às necessidades dos colaboradores completam as cinco principais prioridades.

Os líderes jurídicos e de compliance não têm recursos, experiência ou visibilidade do negócio para gerir os impactos das tensões geopolíticas ou de novas tecnologias, como a IA generativa, por si só. Devem estimular outras pessoas na empresa a fazerem mais para assumir esses riscos”, explicou Stuart Strome, Director, Research na Legal, Risk and Compliance Practice da Gartner. “Os conselheiros gerais e os diretores de conformidade já precisavam de ser advogados, gestores de risco e de estratégias, mas agora também devem ser influenciadores, diplomatas e representantes de vendas”.

A adoção rápida e generalizada de novas tecnologias – tanto internamente como por terceiros – está a colocar muita pressão sobre o tempo e a energia dos líderes jurídicos e de conformidade. Haverá alguns riscos que a empresa pode assumir e gerir, mas outros exigem um nível de conhecimento que falta à empresa.

Os líderes jurídicos e de conformidade devem priorizar o seu tempo, estilo de liderança e comportamentos de gestão para maximizar o desempenho da equipa e influenciar a liderança sénior a levar esses riscos a sério”, disse Strome.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.