Compliance

Regulador brasileiro bane Meta de utilizar dados para treinar modelos de IA

A autoridade de proteção de dados do Brasil determinou que a Meta – que detém o Facebook e o Instagram – não pode utilizar os dados originados no país para treinar os seus modelos de inteligência artificial

04/07/2024

Regulador brasileiro bane Meta de utilizar dados para treinar modelos de IA

A autoridade de proteção de dados do Brasil determinou esta semana que a Meta não pode utilizar os dados originados no país para treinar os modelos de inteligência artificial da empresa que detém o Facebook e o Instagram, entre outros produtos.

A mais recente atualização da política de privacidade da Meta indica que a empresa pode utilizar as publicações públicas dos utilizadores dos sistemas de inteligência artificial. No entanto, segundo a autoridade brasileira, a prática não será permitida no Brasil.

A decisão refere “o risco iminente de danos sérios e irreparáveis ou difíceis de reparar aos direitos fundamentais” dos cidadãos. Um porta-voz da Meta diz que a empresa está “desapontada” e insiste que o método “está de acordo com as leis de privacidade e regulação do Brasil”. O Brasil é um dos principais mercados da Meta. O Facebook tem cerca de 102 milhões de utilizadores ativos no país.

A atualização da política de privacidade ad Meta também encontrou resistência na Europa e a empresa colocou em pausa de utilizar as publicações públicas dos cidadãos europeus para treinar os sistemas de inteligência artificial.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.