Compliance

Smartphones Android vão enviar menos dados às operadoras

A Google terá desligado um serviço fornecido às operadoras onde era possível saber os pontos fracos da cobertura de rede. A empresa estará preocupada com a partilha de dados dos utilizadores do seu sistema operativo móvel

20/08/2019

Smartphones Android vão enviar menos dados às operadoras

A Google terá encerrado um serviço que forneceu às operadoras onde era possível saber quais os pontos fracos da sua cobertura de rede.

De acordo com a Reuters, a retirada deste serviço terá desiludido as operadoras que usavam estes dados como parte do processo de tomada de decisão. As operadoras utilizavam estes dados para perceber a real necessidade de aumentar ou atualizar a sua cobertura de rede.

O serviço Google Mobile Network Insights foi lançado em março de 2017 e era essencialmente um mapa que mostrava as intensidades do sinal das operadoras e as velocidades de conexão que ofereciam em cada área.

O serviço foi fornecido gratuitamente às operadoras e fornecedores que os ajudaram a gerir as operações. Os dados foram recolhidos de forma anónima em dispositivos que executam o sistema operativo Android que está presente em cerca de 75% dos smartphones mundiais.

Os dados que as operadoras recebiam diziam respeito apenas aos utilizadores que optavam por partilhar o histórico de localização, a utilização e o diagnóstico com a Google.

Os dados foram agregados, o que significa que não vincularam explicitamente nenhuma informação específica a nenhum utilizador individual. Incluía dados relativos ao próprio serviço da operadora e aos dos seus concorrentes, que não eram identificados pelo nome.

No entanto, a Google terá encerrado o serviço em abril devido a preocupações com privacidade de dados. Algumas pessoas familiarizadas com o assunto explicaram que existiam desafios para assegurar a qualidade dos dados e as atualizações de conetividade entre as operadoras demoraram a ser postas em prática.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.