Compliance

UE não aceita novas criptomoedas até mitigar riscos

Para o Conselho e para a Comissão Europeia, a criação de criptomoeda tem de vir acompanhada de "clareza jurídica”, que creem ainda não existir

05/12/2019

UE não aceita novas criptomoedas até mitigar riscos

O Conselho e a Comissão Europeia não vão aceitar novas criptomoedas na União Europeia (UE) até ser possível garantir que estes ativos digitais não representam "riscos impossíveis de gerir". A  UE sugere a criação de "condições monetárias e financeiras ordenadas" para mitigar os riscos da criptomoeda.

Numa declaração conjunta, as duas instituições europeias garantem estar "dispostas a tomar todas as medidas necessárias para assegurar normas adequadas em matéria de proteção dos consumidores e condições monetárias e financeiras ordenadas”, cita a Agência Lusa.

"Todas as opções devem estar em cima da mesa, incluindo quaisquer medidas destinadas a evitar que determinadas 'criptomoedas estáveis' [moedas digitais não sujeitas à procura e à flutuação do mercado] mundiais deem origem a riscos impossíveis de gerir (...) o Conselho e a Comissão estão dispostos a agir rapidamente, em cooperação com o BCE e com as autoridades nacionais e europeias de supervisão", numa "abordagem que deverá incluir [...] a potencial elaboração de nova legislação que proporcione uma abordagem comum da UE em relação aos criptoativos". A "clareza jurídica" é obrigatória.

"Alguns projetos recentes de dimensão mundial não forneceram informações suficientes sobre a forma concreta como pretendem gerir os riscos e exercer as suas atividades (...) esta falta de informações adequadas faz com que seja muito difícil chegar a conclusões definitivas quanto a saber se e de que forma o atual quadro regulamentar da UE é aplicável".

As entidades europeia sigerem, assim, que "as entidades que pretendam emitir 'criptomoedas estáveis', ou desenvolver outras atividades que envolvam 'criptomoedas estáveis' na UE, devem fornecer informações completas e adequadas com urgência, a fim de permitir uma avaliação adequada face às regras aplicáveis em vigor”.


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.