iTech

Check Point integra auto-scaling na Oracle Cloud Infrastructure

Nova funcionalidade permite escalabilidade automática dos firewalls na cloud da Oracle, otimizando segurança, custos e desempenho em ambientes dinâmicos

15/12/2025

Check Point integra auto-scaling na Oracle Cloud Infrastructure

A Check Point Software Technologies anunciou que o seu produto CloudGuard Network Security passou a suportar auto-scaling completo na Oracle Cloud Infrastructure (OCI), permitindo a proteção dinâmica e automática dos workloads na cloud.

Com a integração dos Oracle Instance Pools, os firewalls CloudGuard escalam automaticamente a sua capacidade em função da procura em tempo real, ativando novas instâncias durante picos de tráfego e removendo-as quando a carga diminui. Esta funcionalidade assegura proteção contínua e optimiza os custos operacionais, eliminando a necessidade de escalabilidade manual.

O auto-scaling do CloudGuard utiliza componentes nativos da OCI, como Instance Configurations e Instance Pools, para a definição dos parâmetros e lógica de escalabilidade. A distribuição do tráfego é realizada pelos Oracle Cloud Infrastructure Load Balancers, enquanto a gestão centralizada permite unificar políticas de segurança em ambientes on-premises, cloud privada e pública. A integração com templates Terraform possibilita a implementação rápida e repetível através de uma abordagem infrastructure-as-code.

O sistema de auto-scaling é ativado com base em métricas de utilização da CPU: a expansão automática ocorre quando a média atinge 80% durante cinco minutos, e a redução acontece quando desce para 60% no mesmo período.

Do ponto de vista financeiro, esta capacidade permite evitar pagamentos por infraestruturas subutilizadas e reduz custos associados ao sobredimensionamento. Operacionalmente, garante o desempenho das aplicações durante picos de tráfego, minimiza a intervenção manual das equipas e reduz o risco de erro humano. Além disso, a integração com práticas DevOps incorpora a segurança diretamente nos processos de deployment.

Em termos de segurança e conformidade, o auto-scaling assegura que não ocorrem lacunas de proteção em momentos de elevada procura, aplicando automaticamente políticas consistentes. O CloudGuard também oferece microsegmentação que suporta requisitos regulatórios como GDPR, HIPAA, SOC 2 e PCI.

Num exemplo prático, o CloudGuard facilita a gestão de picos imprevisíveis, como os de comércio eletrónico durante campanhas sazonais, ativando e desativando automaticamente instâncias de firewall para manter a segurança e eficiência sem intervenção manual.

A Check Point destaca que esta integração reforça o compromisso com a abordagem Open Garden, garantindo interoperabilidade do CloudGuard Network Security com mais de 20 fornecedores de cloud, proporcionando flexibilidade, visibilidade e controlo centralizado às organizações.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.