00dias
00horas
00min.
00seg.

iTech

Warpcom e Fortinet desenvolvem nova solução de segurança quântica

Telefónica, Warpcom, Fortinet e Quantum Xchange demonstraram a eficácia de uma solução baseada em arquitetura de segurança quântica

17/08/2024

Warpcom e Fortinet desenvolvem nova solução de segurança quântica

A Telefónica e a Warpcom Services colaboraram em conjunto com a Fortinet e a Quantum XChange para apresentar a eficácia de uma solução com base na arquitetura de segurança quântica. A solução foi criada para responder às necessidades atuais e futuras de qualquer empresa.

Esta iniciativa tem como propósito proteger os dados e sistemas contra ciberataques mais sofisticados que exploram as propriedades da computação quântica.

O lançamento desta solução representa uma etapa significativa na evolução da cibersegurança, fornecendo uma proteção robusta e avançada contra novas ameaças. Atualmente, a equipa está pronta para testar a solução em ambientes de produção.

A utilização da computação quântica para quebrar muitos dos métodos de encriptação tradicionais que utilizamos atualmente representa um enorme risco. Isto significa que informação sensível, como propriedade intelectual, dados pessoais, dados financeiros e bancários, e segredos de Estado, podem ser vulneráveis a ataques quânticos. A solução agora lançada permite responder de forma eficiente e eficaz à necessidade de proteção contra um ciberataque quântico”, refere Bruno Gonçalves, Cybersecurity Business Unit Manager na Warpcom Services, em comunicado.

Esta solução de segurança quântica tem vários benefícios para as empresas, como a capacidade de ser atualizada ao longo do tempo, o que permite uma maior resiliência contra futuros ataques, diz a Warpcom em comunicado.

Patrícia Díez Muñoz, Diretora de Segurança Global para Redes e Sistemas da Telefónica, explica, igualmente em comunicado, que “a segurança quântica é uma questão cada vez mais importante, pois a computação quântica tem o potencial de revolucionar muitos setores, como saúde, finanças e de segurança nacional. É por isso que a Telefónica quis liderar e apresentar uma resposta que permitisse às organizações prepararam-se para comunicações quânticas seguras hoje. Sabemos que, num futuro próximo, as empresas que não se protegerem, correm o risco de ciberataques que podem comprometer os seus dados e sistemas. A solução adota standards do ETSI e pode ser integrada nas nossas redes e serviços”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.