News

Cibergrupo faz-se passar por jornalista em ataques de spear phishing

A Microsoft alertou que um cibergrupo ligado aos serviços de inteligência iranianos se está a fazer passar por jornalistas em ataques de spear phishing

18/01/2024

Cibergrupo faz-se passar por jornalista em ataques de spear phishing

A equipa da Microsoft alertou esta semana que um grupo APT com ligações conhecidas aos serviços de inteligência militar do Irão estão a fazer-se passar por um jornalista para enganar um conjunto específico de pessoas para descarregarem ficheiros maliciosos.

Esta campanha de spear phishing, que terá começado em novembro do ano passado, teve como alvo pessoas de elevado perfil a trabalhar em temas relacionados com o Médio Oriente em universidades e organizações de investigação em vários países, como Bélgica, França, Gaza, Israel, Reino Unido e Estados Unidos.

Segundo a Microsoft, o grupo é “paciente e social engineers altamente qualificados onde o seu ofício carece muitas das características que permitem aos utilizadores identificar rapidamente emails de phishing”.

O grupo é conhecido por conduzir campanhas de social Engineering intensivas que têm como alvo jornalistas, investigadores, professores e outros indivíduos com insights ou perspetivas sobre temas de segurança ou policy que têm interesse para Teerão”, refere a Microsoft.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.