News

CNCS realiza exercício de cibersegurança dedicado ao setor da energia

O Centro Nacional de Cibersegurança procura testar a maturidade das diversas entidades para lidar com eventuais crises energéticas

20/06/2024

CNCS realiza exercício de cibersegurança dedicado ao setor da energia

Esta semana decorreu em Coimbra o Exercício Nacional de Cibersegurança (ExNCS’24), organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Esta iniciativa ocorre no âmbito da sétima edição do CyberEurope 2024, uma iniciativa da ENISA e que, este ano, é dedicado ao setor energético.

Durante dois dias, entidades do setor energético, operadores de comunicações eletrónicas, reguladores, outras entidades e órgãos de comunicação social vão lidar com um cenário de crise energética, que vai permitir testar os procedimentos a tomar pelos participantes, nomeadamente do ponto de vista técnico, da comunicação interna e externa, os planos de continuidade de negócio que permitem lidar com incidentes e crises e ainda a aplicação do Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço. O objetivo é fomentar a confiança entre atores do ecossistema nacional e europeu de cibersegurança.

A escolha do Setor da Energia para o ExNCS’24 e CyberEurope'24 deve-se à sua importância para o bem-estar dos cidadãos e restantes setores de atividade económica. Sendo as infraestruturas energéticas críticas para as economias modernas, e verificando-se um aumento dos ciberataques às infraestruturas de energia e mercadorias desde 2017, tendo atingido um número recorde em 2022, pretende-se, com esta ação realizada à escala europeia, promover o treino e a qualificação de entidades na área da cibersegurança para prevenção e reação a incidentes de cibersegurança, bem como a formação de uma comunidade de conhecimento e de uma cultura de cibersegurança.

As atividades referentes ao planeamento e execução do Exercício Nacional Cibersegurança (ExNCS) e envolvimento no Exercício Europeu de Cibersegurança (CyberEurope), enquadram-se na missão do CNCS, que passa por promover e assegurar a articulação e cooperação entre os vários intervenientes e responsáveis nacionais na área da cibersegurança, bem como, de desenvolver as capacidades nacionais de prevenção, monitorização, deteção, reação, análise e correção destinadas a fazer face a incidentes de cibersegurança e ciberataques.

Ao longo dos últimos anos, o CNCS tem participado nas várias edições dos exercícios Cyber Europe, NATO Cyber Defence Exercise, Cyber Coalition, Cyber Perseu e Cyber SOPEx. Esta é a quinta edição do Exercício Nacional de Cibersegurança (ExNCS), organizado pelo CNCS, com o objetivo de contribuir para o treino e desenvolvimento das capacidades de cibersegurança dos diversos atores envolvidos.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.