News

DIANA, o acelerador de inovação da NATO, expande a sua rede transatlântica

O programa acelerador DIANA da NATO duplicará o tamanho da sua rede transatlântica de locais de aceleradores e de centros de testes para estimular a inovação na Aliança

15/03/2024

DIANA, o acelerador de inovação da NATO, expande a sua rede transatlântica

O Acelerador de Inovação em Defesa para o Atlântico Norte (DIANA) da NATO anuncia a expansão significativa da sua rede transatlântica de locais de aceleradores, que aumentarão de 11 para 23, e de centros de testes, que passarão agora a ser 182 dos 90 iniciais, localizados em 28 países aliados.

Com os novos locais de aceleradores e centros de testes, que entrarão em operação nos próximos meses, o DIANA dispõe de uma capacidade redobrada para apoiar os inovadores de toda a Aliança no desenvolvimento das suas tecnologias.

Os aceleradores afiliados ao DIANA oferecem programação de classe mundial às empresas que integram o programa. Já a rede de centros de testes concede acesso a instalações de testes de última geração.

O Acelerador de Inovação trabalha com empresas start-up, em expansão e spin-out de toda a Aliança, fornecendo-lhes apoio na forma de aconselhamento comercial, financiamento e formação, a par do acesso a uma ampla rede de investidores e da indústria. Além disto, estas empresas podem testar e experimentar as suas tecnologias em ambientes especializados.

Neste sentido, tanto os locais de aceleradores como os centros de testes estão disponíveis para o atual grupo de empresas do DIANA, assim como para aquelas que o Acelerador de Inovação apoiará no futuro.

“Parte da força do DIANA é a nossa rede transatlântica única de centros de talentos e líderes de inovação que trabalham em prol de um propósito comum”, afirma o Professor Deeph Chana, Diretor Geral do DIANA. “A amplitude e a diversidade de parceiros na rede do DIANA irão acelerar o desenvolvimento e a implantação de soluções inovadoras para a defesa, segurança e paz”.

A expansão assinala um marco significativo para o DIANA. Em novembro, foram selecionadas 44 empresas entre mais de 1.300 candidatos para aderir ao programa acelerador. O grupo de inovadores foi escolhido com o objetivo de combater desafios específicos em matéria de resiliência energética, deteção e vigilância submarina, e partilha segura de informações.

O programa acelerador da DIANA foi criado pela NATO para dotar as empresas das competências e conhecimentos necessários para navegar o setor tecnológico e a inovação de dupla inovação na Aliança, oferecendo um currículo imersivo durante um ‘bootcamp’ de seis meses. As empresas têm acesso a recursos, redes e orientação como apoio ao desenvolvimento de tecnologias profundas para resolver desafios críticos de defesa e segurança.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.