News

Duas aplicações no Google Play enviavam dados para servidores na China

Duas aplicações, com mais de 1,5 milhões de descargas entre elas, estavam a enviar dados dos utilizadores para servidores localizados na China

10/07/2023

Duas aplicações no Google Play enviavam dados para servidores na China

Duas aplicações de gestão de ficheiros disponível no Google Play – que, entre ambas, tinham mais de 1,5 milhões de descargas – estavam a enviar dados dos seus utilizadores para servidores na China.

As aplicações – File Recovery and Data Recovery e File Manager – foram submetidas na Google Play pelo mesmo developer e, sem interação do utilizador, extraía informação sensível do utilizador.

Segundo a empresa de segurança Pradeo, as aplicações enviavam a lista de contactos dos utilizadores, conteúdo de media, localização em tempo real, fornecedor de rede, código do país, código da rede, informação do sistema operativo e marca e modelo do dispositivo.

A empresa de segurança indica que a informação recolhida é enviada para vários servidores na China que foram identificados como maliciosos. As aplicações não têm reviews na loja de aplicações da Google, o que sugere que o número de descargas pode ter sido criado artificialmente para que subisse no ranking da loja de aplicações.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.