News

Líder do grupo hacktivista russo Killnet ‘reforma-se’ e nomeia novo chefe

O líder do Killnet, um grupo de cibercriminosos hacktivistas russo, reformou-se e nomeou Deanon Club para o substituir

12/12/2023

Líder do grupo hacktivista russo Killnet ‘reforma-se’ e nomeia novo chefe

Killmilk, líder do grupo hacktivista pró-Rússia Killnet, anunciou a sua “reforma” na semana passada através de uma publicação no Telegram e nomeou um novo chefe para o grupo de cibercriminosos.

“De agora em diante, já não faço parte da Killnet! Estou a reformar-me...”, escreveu Killmilk no Telegram, acrescentando que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia “prejudicou os meus nervos e a minha força. Fiz tudo o que pude”.

A mudança de liderança do grupo sucede-se à descoberta da alegada identidade de Killmilk pela parte de jornalistas russos, há poucas semanas. O ex-líder do Killnet tornou-se famoso durante a guerra Rússia-Ucrânia por representar um coletivo de cibercriminosos com motivação política.

De acordo com o relatório, Killmilk é um cidadão russo de 30 anos chamado Nikolai Serafimov, que é casado, possui carros Porsche e BMW e já foi condenado por distribuição de drogas.

Para muitos investigadores, Killmilk era mais um ‘criador de marcas’ do que um ‘hacker’. Ainda assim, no seu post de despedida, o cibercriminoso reformado disse que “recriei o hacktivismo em todo o mundo. Mostrei a todos que é simples... dei origem a centenas de grupos de hackers na Rússia”.

Uma publicação separada no canal oficial do grupo no Telegram reconheceu como novo “proprietário” do Killnet um ator de ameaça conhecido como Deanon Club. “Killmilk e eu somos amigos há muito tempo e esta é a pessoa que me trouxe às massas”, afirmou o novo líder do grupo.

Ambos os grupos já colaboraram no passado, tendo criado, em fevereiro deste ano, um fórum e um mercado designado Infinity, que oferece uma variedade de serviços de ‘hacking’ e até tutoriais pagos para possíveis criminosos.

Além disto, o Deanon Club alegou também ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) em mercados de drogas da darknet, como o BlackSprut.

Numa entrevista em 2022, o líder do Deanon Club revelou que os seus amigos e familiares “não têm ideia” do tipo de trabalho que estão a fazer. “Há uma história separada para eles”, contou. O Deanon Club caracterizou ainda o Killnet como um grupo de “palhaços” na mesma entrevista.

O Deanon Club afirmou que o Killnet deverá esperar “novas aventuras”, mas não revelou detalhes sobre os planos que têm em mente.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.