News

Microsoft lança Secure Future Initiative

A Secure Future Initiative da Microsoft reunirá todas as áreas da empresa para desenvolver novas ferramentas de cibersegurança

09/11/2023

Microsoft lança Secure Future Initiative

A Microsoft lançou a Secure Future Initiative (SFI), uma iniciativa que visa dar continuidade à próxima geração de proteção de cibersegurança. Os três pilares da SFI são a cibersegurança baseada na Inteligência Artificial (IA), os avanços na engenharia de software fundamental e a defesa de uma aplicação mais forte das normas internacionais.

De acordo com o Microsoft Digital Defense Report, publicado no mês passado, a implementação de práticas de cibersegurança protege contra a grande maioria dos ataques no ciberespaço. Por outro lado, os cibercriminosos que possuem maior poder de financiamento estão, por sua vez, a responder com práticas cada vez mais sofisticadas. Nos últimos dois anos, cerca de 40% dos ataques a Estado-Nação foram direcionados a infraestruturas críticas, como redes de energia, sistemas de água e instalações de saúde, de acordo com o relatório.


Cibersegurança baseada em IA

A Microsoft procura desenvolver uma ferramenta de cibersegurança baseada em IA que proteja os seus clientes numa escala mundial. Este objetivo da empresa será alcançado em várias frentes.

O Centro de Inteligência de Ameaças da Microsoft (MSTIC) e o Centro de Análise de Ameaças da Microsoft (MTAC) já recorrem a técnicas avançadas da IA para proceder à deteção e análise de ciberameaças. Neste sentido, através das tecnologias de segurança da Microsoft, a organização está a alargar estas funcionalidades diretamente aos clientes.

A escassez de profissionais especializados é um dos maiores desafios na área de cibersegurança, considera a Microsoft. Neste sentido, o Microsoft Security Copilot combina modelos de linguagem de grande dimensão com um modelo específico de segurança que possui diversas competências e insights da empresa sobre ameaças. A ferramenta permite gerar recomendações em linguagem natural a partir de dados complexos, resultando numa maior capacidade de resposta no controlo de ameaças, destaca a Microsoft.


Avanços em engenharia

Através da Secure Future Initiative, a Microsoft visa criar um novo padrão de segurança que esteja presente no desenho, construção, teste e operação da tecnologia.

Em particular, a fase evolutiva do Security Development Lifecycle (SDL), criada pela Microsoft em 2004, adotará o nome “SDL dinâmico” ou “dSDL”, com vista a aplicação de processos sistemáticos para integrar a cibersegurança à medida que os engenheiros procedem à codificação, teste, implementação e operação dos sistemas e serviços da Microsoft.

Isto será complementado com outras medidas de engenharia adicionais, acrescenta a empresa, como a análise de código seguro impulsionada por IA e a utilização do GitHub Copilot para auditar e testar código-fonte contra cenários avançados de ameaças.

Além disto, ao longo de 2024, a Microsoft sublinha que possibilitará aos seus clientes configurações padrão mais seguras para autenticação multifator (MFA), visando aumentar as políticas padrão atuais para uma variedade de serviços ao cliente. O passo seguinte assenta no reforço da proteção da identidade contra ataques altamente sofisticados, diz a Microsoft.


Implementação de normas internacionais

“Por fim, acreditamos que defesas baseadas em IA e os avanços na engenharia precisam de implementar um terceiro componente crítico – a aplicação mais eficaz de normas internacionais no ciberespaço”, afirma a empresa em comunicado.

Neste sentido, a Microsoft sublinha que renovará os seus esforços na união entre governos, setor privado e sociedade civil, com o objetivo de impulsionar a aplicação de normais internacionais de cibersegurança de forma mais eficaz.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.