News

NIST define algoritmo Ascon como standard para proteger dados em dispositivos IoT

O algoritmo Ascon foi selecionado pelo NIST como o standard para proteger a troca de dados entre dispositivos IoT e pequenos dispositivos eletrónicos

13/02/2023

NIST define algoritmo Ascon como standard para proteger dados em dispositivos IoT

O National Institute of Standards and Technology (NIST) dos Estados Unidos selecionou um grupo de algoritmos criptográficos chamado Ascon como o standard para proteger a transferência de dados entre dispositivos IoT.

Depois de vários anos – que incluiu análise de códigos de segurança – o NIST anunciou que a família de algoritmos Ascon vão em breve passar a ser o standard para proteger os dados criados e transmitidos nos dispositivos IoT, incluindo uma miríade de pequenos sensores.

Os algoritmos Ascon foram desenvolvidos em 2014 por uma equipa da Graz University of Technology, Infineon Technologies, Lamarr Security Research e Radboud University. Esta família de algoritmos foi desenhada para pequenas tecnologias como as que são implementados em dispositivos médicos, sensores em estradas e pontes e entradas keyless em veículos.

Segundo o NIST, estes pequenos dispositivos precisam de uma “criptografia leve”, ou seja, uma proteção que utilize a quantidade limitada de recursos eletrónicos que possuem.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.