News

Rússia acusada de atacar sites do governo de Kosovo

Cibercriminosos russos atacaram sites do governo de Kosovo, segundo oficiais de Pristina

14/05/2024

Rússia acusada de atacar sites do governo de Kosovo

Um porta-voz do governo emitiu um comunicado esclarecendo que na última semana vários sites do governo de Kosovo estavam inacessíveis devido a um incidente de denial-of-service.

O ataque foi realizado por cibercriminosos russos como vingança do nosso apoio através de equipamento militar à Ucrânia”, acrescentou o porta-voz, citado pelo The Record.

De acordo com as notícias locais, o incidente afetou os sites do presidente e do primeiro-ministro. O primeiro-ministro de Kosovo, Albin Kurti, disse numa conferência de imprensa que os ciberataques por parte da Rússia são uma parte desta guerra híbrida e que, se for um ataque bem-sucedido, poderá resultar na instabilidade da segurança e das instituições de apoio social de Kosovo.

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Donika Gervalla-Schwarz, declarou que a Rússia está a atacar o Kosovo após o anúncio de que o país irá ajudar a Ucrânia através do envio de equipamento militar. Gervalla-Schwarz comentou que o apoio do Kosovo à Ucrânia é absoluto e que está convencida que a Rússia tem de ser derrotada nesta guerra para se salvaguardar a segurança da Europa.

A Moldova, outro país aliado da Ucrânia, esclareceu recentemente que os cribercriminosos pro-Rússia estão a aumentar os ataques realizados aos sites do país, muito provavelmente em retaliação do seu apoio à Ucrânia. Os oficiais do estado moldavo também denunciaram estes ataques como parte da guerra híbrida da Rússia.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.