Threats

Ciberameaças financeiras mudaram em 2020

Relatório da Kaspersky indica que o cenário das ameaças financeiras passou por mudanças durante o ano de 2020

04/05/2021

Ciberameaças financeiras mudaram em 2020

De acordo com o novo relatório da Kaspersky “Ciberameaças financeiras em 2020”, o cenário das ameaças financeiras passou por algumas mudanças no ano marcado pela pandemia. Ao longo da investigação, os especialistas da Kaspersky verificaram que, enquanto o volume global de ameaças através de PC ou telemóveis diminuiu durante este período, os cibercriminosos passaram a utilizar novas e avançadas técnicas de propagação. Adicionalmente, a geografia dos ataques tornou-se também mais diversificada e extensa - especialmente do ponto de vista do malware financeiro móvel.

Estes desenvolvimentos, em conjunto com um maior foco em mobile, representam uma mudança de rumo no cenário das ciberameaças financeiras, que tem cada vez mais impacto junto dos bancos que têm serviços online. O malware bancário é um tipo de malware concebido para roubar as credenciais das contas dos utilizadores ou até mesmo fundos das suas contas. Entre os mais utilizados em 2020 estão o Ghimob, que passou a ser global, tendo sido detetado em países como Portugal, Brasil, Paraguai, Alemanha, Angola e Moçambique; o Gorgona, muito utilizado na Turquia; e o Knobot.

No entanto, em 2020, a situação mudou por completo, e os especialistas da Kaspersky relatam que todos os países visados mudaram de lugar na tabela. A Rússia, líder de longa data nesta categoria, desceu para o sétimo lugar em 2020. Ao mesmo tempo, o Japão e Taiwan, ausentes na lista de países afetados em 2019, subiram rapidamente para ocupar os dois primeiros lugares em 2020.

"Em 2020, observámos uma série de novos países a transformar-se num foco de ciberinfeções. O exemplo mais claro é o do Japão, que enfrentou uma onda de ataques por parte do trojan bancário «Wroba.g». As boas notícias é que a maioria destes ataques pode ser evitada. Por conseguinte, alertamos os utilizadores a ter um cuidado extra na realização de transações financeiras móveis", comenta Victor Chebyshev, especialista em cibersegurança da Kaspersky.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.