Threats

Complexo hospitalar francês obrigado a reorganizar serviços devido a ciberataque

De acordo com o ministro da saúde francês, François Braun, o ciberataque levou a uma “total reorganização do hospital”, com o cancelamento de operações e a transferência de pacientes

06/12/2022

Complexo hospitalar francês obrigado a reorganizar serviços devido a ciberataque

O Centro Hospitalar de Versalhes, perto de Paris, foi obrigado a cancelar operações e a transferir pacientes depois de ser alvo de um ciberataque durante o fim de semana. O acontecimento, avançado pelo ministro da saúde francês, François Braun, afetou três instituições do complexo hospitalar – o Hospital Andre-Mignot, Hospital Richaud e o Lar de Idosos Despagne. O ciberataque levou a uma “total reorganização do hospital”, garantiu o ministro. 

De acordo com a ARS – agência regional de saúde francesa – o hospital Andre-Mignot cancelou operações, mas tentou manter os serviços de urgência e consultas em funcionamento. Seis pacientes foram transferidos na noite de sábado, três dos cuidados intensivos e três da unidade neonatal, relatou o ministro numa visita ao hospital no domingo. 

Como parte da rede, as máquinas utilizadas nos cuidados intensivos continuaram a funcionar, contrariamente aos ecrãs, pelo que foi exigido um maior número de profissionais de saúde para vigilância dos pacientes. 

O ministério público de Paris abriu uma investigação preliminar sobre uma possível tentativa de extorsão, assim como o acesso ao sistema digital do Estado. É de notar que há vários meses que o sistema de saúde francês é vítima de tentativas de ataque. Segundo o ministro francês, “o sistema de saúde sofre ataques diários” em França, mas a “grande maioria destas tentativas são evitadas”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.