Threats

Dados roubados da Volvo Cars após alegado ataque de ransomware

Entre os dados da fabricante de carros colocados à venda num fórum público estão informações sobre modelos de veículos já existentes e outros futuros, bancos de dados, sistemas de desenvolvimento e informações de funcionários

06/01/2023

Dados roubados da Volvo Cars após alegado ataque de ransomware

Os dados alegadamente roubados da fabricante de carros Volvo Cars foram colocados à venda num fórum público de hackers no passado dia 31 de dezembro.

Na origem da exfiltração dos dados está um suposto ataque de ransomware realizado no final de dezembro. O alegado ataque, designado ‘Endurance’, surgiu em novembro do ano passado quando os cibercriminosos alegaram ter obtido dados associados a agências estatais norte-americanas. No entanto, e na altura em que a informação foi tornada pública, os documentos seriam já do conhecimento público.

De acordo com a Security Week, entre os dados da Volvo Cars colocados à venda estão informações sobre modelos de veículos já existentes e outros futuros, bancos de dados, sistemas de desenvolvimento, assim como informações de funcionários.

Esta não foi, no entanto, a primeira vez que o fabricante foi atacado. Em dezembro de 2021, a empresa admitiu que um grupo de cibercriminosos tinha roubado dados de Pesquisa & Desenvolvimento dos sistemas da marca. Apesar de ter garantido na altura que não se tratava de um ataque de ransomware e que a segurança dos carros e dos dados dos clientes não tinha sido afetada, o ataque acabou por ser reivindicado por um grupo de ransomware.

Caso o ataque seja confirmado, terá ainda de ser confirmado se os dados em causa provêm da Volvo ou de terceiros.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.