Threats

Mais de 200 organizações públicas dos EUA alvo de ataques de ransomware em 2022

De acordo com dados de relatórios e de informação divulgada na darkweb, analisada pela Emisoft, os cibercriminosos roubaram dados em metade dos ataques

03/01/2023

Mais de 200 organizações públicas dos EUA alvo de ataques de ransomware em 2022

Os ataques de ransomware afetaram mais de 200 organizações do setor público dos EUA em 2022. Entre as organizações afetadas destaque para entidades governamentais, educacionais e de saúde.

De acordo com a Bleeping Computer, que cita dados de relatórios tornados públicos e exfiltração de dados na darkweb, os cibercriminosos roubaram dados em cerca de metade destes ataques de ransomware. 

A empresa de cibersegurança Emisoft, responsável por compilar estes dados, relembra que nem todos os ataques são tornados públicos e que, por isso, os episódios de ataques podem ser superiores aqueles revelados. 

Quando comparado com 2021, o número de ataques de ransomware a entidades governamentais locais aumentou de 77 para 105 condados nos EUA.

Segundo a Emisoft, o governo local de Quincy, no Massachusetts, foi o único a pagar um resgate aos cibercriminosos no valor de 500 mil dólares.

Este tipo de ataques atingiu também 89 organizações do setor educacional, entre elas 44 universidades e escolas e 45 distritos escolares, com roubo de dados em, pelo menos, 58 dos ataques.

Neste caso, pelo menos três destas organizações pagaram resgates aos atacantes.

No que toca aos ataques ao setor da saúde, são mais difíceis de quantificar. Apesar dos números divulgados revelarem apenas 24 ataques em 2022 a hospitais e sistemas de saúde multi-hospitalares, o impacto será muito superior com 290 potencialmente afetados.

A CommonSpirit Health, que gere 140 hospitais, foi a entidade mais afetada com a divulgação de mais de 623 mil pacientes.

Apesar dos dados sobre os ataques ao setor público nos EUA serem mais consistentes, a Emisoft sublinha que os números apresentados sobre o ramsonware não devem ser usados como uma generalização sobre 2022.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.