Threats

Descoberta cadeia de malware que afeta principalmente MacOS

A Check Point identificou uma nova cadeia de malware que afeta, principalmente, os utilizadores de MacOS e procura proceder ao roubo de credenciais, aceder ao registo de teclas e executar ficheiros maliciosos

23/07/2021

Descoberta cadeia de malware que afeta principalmente MacOS

A Check Point Research (CPR) alerta para uma nova cadeia de malware que evoluiu para infostealer de utilizadores de MacOS. O “XLoader”, como é apelidado, deriva da famosa cadeia de malware “Formbook”, que visa predominantemente utilizadores de Windows.

Depois de, em 2018, ter desaparecido do mercado, o Formbook reformulou-se, em 2020, para XLoader. Nos últimos seis meses, a CPR tem acompanhado as atividades deste malware, concluindo que se trata de uma ameaça prolífica que visa não só o sistema operativo Windows, como utilizadores de Mac.

Por apenas 49 dólares, os atacantes podem comprar uma licença para utilizar o XLoader, com o qual poderão roubar credenciais de início de sessão, recolher capturas de ecrã, ficar com o registo de teclas e executar ficheiros maliciosos. A investigação da Check Point concluiu que o método mais comum de infeção ocorre através de e-mails falsos que contêm anexados ficheiros maliciosos do Microsoft Office.

Esta é uma potencial ameaça para todos os utilizadores de MacOS. De acordo com a Apple, em 2018, a empresa tinha mais de cemmilhões de Macs em utilização. Em Portugal, estima-se que 18% do marketshare de sistemas operativos para computador pertença ao MacOS. 

A CPR acompanhou a atividade do XLoader entre os dias 1 de dezembro de 2020 e 1 de maio de 2021. Verificaram-se pedidos deste malware em 69 países. Até agora, mais de metade das vítimas reside nos Estados Unidos da América. Por norma, o XLoader é difundido por e-mails falsificados que incitam as vítimas a fazer download e abrir ficheiros maliciosos, habitualmente do Microsoft Office.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.