Threats

Falhas antigas em plugins do WordPress continuam a ser exploradas em larga escala

Vulnerabilidades críticas em dois plugins populares do WordPress estão a ser alvo de campanhas de exploração massiva, com milhões de tentativas de ataque registadas em apenas duas semanas, depois de mais um ano desde a sua correção

28/10/2025

Falhas antigas em plugins do WordPress continuam a ser exploradas em larga escala

A Defiant alertou que três vulnerabilidades de gravidade crítica nos plugins GutenKit e Hunk Companion voltaram a ser exploradas por agentes maliciosos, o que coloca em risco milhares de sites WordPress. Desde o dia 8 de outubro, cerca de nove milhões de tentativas de exploração foram bloqueadas, numa campanha que segue ataques anteriores direcionados a essas mesmas vulnerabilidades.

Corrigidas há mais de um ano, as vulnerabilidades continuam a ser perigosas, com o GutenKit nas versões anteriores à 2.1.1 a ser afetado pelo CVE-2024-9234, que possibilita uploads arbitrários de ficheiros e dá aos cibercriminosos a capacidade de instalar e ativar plugins sem autorização. Já no Hunk Companion, as versões anteriores a 1.8.4 e 1.8.5 apresentam as vulnerabilidades CVE-2024-9707 e CVE-2024-11972, o que permite a instalação não autorizada de plugins e execução remota de código através de outros plugins vulneráveis.

Os atacantes têm distribuído ficheiros ZIP maliciosos, hospedados no GitHub e disfarçados de plugins legítimos que contêm scripts que funcionam como backdoors. Estes scripts permitem aos invasores login automático, como é o caso de administradores, modificação de permissões de ficheiros, download de conteúdos e arquivo de pastas inteiras. Além disso, possibilita a inclusão de ferramentas de desfiguração, deteção de rede e execução remota de código para a instalação de cargas adicionais.

O GutenKit tem cerca de 40 mil instalações ativas, enquanto o Hunk Companion tem oito mil, permanecendo alvos atrativos para os atacantes. Os administradores são aconselhados a atualizar os plugins para as versões corrigidas e verificar os indicadores de intrusão partilhados pelo Defiant para detetar possíveis invasões.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.