Threats
O entusiasmo em torno do lançamento do iPhone 17 está a ser explorado por cibercriminosos que recorrem a websites fraudulentos, sorteios fictícios e esquemas de “testers” para roubar dados pessoais e financeiros dos utilizadores
21/09/2025
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A abertura das pré-encomendas para o iPhone 17 coincidiu com uma vaga de esquemas digitais que exploram a expectativa dos consumidores. Entre os ataques mais comuns estão websites que imitam a loja oficial da Apple, giveaways falsos e anúncios de recrutamento para supostos “testers” do novo equipamento, todos com o objetivo de recolher dados sensíveis ou obter pagamentos fraudulentos. Um dos exemplos observados passa por páginas falsas que replicam o design da Apple Store, promovendo pré-encomendas “antes que esgote”. O esquema conduz os utilizadores a introduzir dados bancários que acabam por ser desviados. Outra tática recorrente são os giveaways fraudulentos, que prometem iPhones gratuitos em troca de informações pessoais e do pagamento de uma taxa de entrega. Estas páginas incluem ainda comentários falsos de utilizadores que dizem já ter recebido os prémios. Os cibercriminosos estão a atrair utilizadores com perfil mais tecnológico através do modelo de “testers” antecipados. Em troca de contacto, endereço de entrega e uma taxa de pré-encomenda, os supostos participantes ficam sem telemóvel e expostos a campanhas subsequentes de spam e phishing. Segundo Tatyana Shcherbakova, analista de conteúdo web, “os cibercriminosos aproveitam-se do entusiasmo gerado pelo lançamento de novos produtos, transformando o interesse dos consumidores numa porta de entrada para roubo de dados”. A especialista sublinha que as páginas fraudulentas evoluíram e atualmente apresentam um nível de sofisticação difícil de distinguir de websites legítimos. |