Threats

Metade dos utilizadores de PC em Portugal ainda utiliza Windows 10

O cenário expõe empresas e particulares a riscos acrescidos de cibersegurança, já que as vulnerabilidades deixarão de ser corrigidas

02/10/2025

Metade dos utilizadores de PC em Portugal ainda utiliza Windows 10

Quase metade dos utilizadores de PC em Portugal ainda recorre ao Windows 10, apesar de a Microsoft encerrar o suporte oficial ao sistema operativo já no próximo dia 14 de outubro. O alerta é da Kaspersky, que sublinha os riscos de cibersegurança associados à falta de atualizações e correções de vulnerabilidades.

Segundo os dados da Kaspersky Security Network, que analisou metadados anónimos partilhados por utilizadores que consentiram a recolha, 49,9% dos portugueses continuam a utilizar o Windows 10, enquanto apenas 42,3% já migraram para o Windows 11. Por segmentos, 45,9% das empresas e 50,6% dos utilizadores individuais mantêm-se na versão antiga, face a 43% e 42,7%, respetivamente, que já atualizaram.

No sul da Europa, a situação é ainda mais crítica: 51% dos utilizadores continuam com Windows 10 e apenas 34% já utilizam o Windows 11. Além disso, 8% dos dispositivos nesta região ainda funcionam com Windows 7, descontinuado desde 2020 — o dobro da percentagem registada em Portugal.

A nível mundial, a utilização do Windows 10 continua elevada: 60,7% na Rússia, 52,9% na região META, 51,6% na Europa, 49,4% nas Américas e 47,3% na região Ásia-Pacífico (APAC).

A Kaspersky alerta que, quando um sistema operativo chega ao fim da sua vida útil, as vulnerabilidades deixam de ser corrigidas, abrindo portas a ciberataques. Isto torna urgente a migração para sistemas operativos suportados, seja em contexto individual ou empresarial.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.