Threats

Microsoft corrige falha zero-day explorada no Windows no Patch Tuesday

A atualização mensal resolve 63 vulnerabilidades, incluindo uma falha no kernel que permitia elevação de privilégios a nível de SISTEMA

12/11/2025

Microsoft corrige falha zero-day explorada no Windows no Patch Tuesday

A Microsoft lançou as suas atualizações mensais de segurança no Patch Tuesday de novembro, com um total de 63 falhas corrigidas. O pacote inclui uma correção crucial para uma vulnerabilidade zero-day que estava a ser ativamente explorada por cibercriminosos.

A falha zero-day corrigida, identificada como CVE-2025-62215, é uma vulnerabilidade de elevação de privilégios no kernel do Windows.

Os cibercriminosos estavam a explorar esta falha para obter privilégios de SISTEMA em dispositivos Windows. A Microsoft detalhou o mecanismo: “A execução simultânea utilizando recursos partilhados com sincronização inadequada no kernel do Windows permite que um atacante autorizado eleve os seus privilégios localmente”.

A empresa sublinha que o atacante precisa de vencer uma “race condition” para explorar a falha e, subsequentemente, receber privilégios de SISTEMA.

Além da zero-day, as atualizações da Patch Tuesday de novembro corrigem quatro vulnerabilidades classificadas como críticas: duas vulnerabilidades de execução remota de código (RCE); uma vulnerabilidade de elevação de privilégios; e uma falha de divulgação de informação.

Este lançamento marca também a primeira Extended Security Update (ESU) para o Windows 10, cujo suporte de segurança gratuito terminou no passado dia 14 de outubro.

A Microsoft recomenda que os utilizadores que ainda recorram ao Windows 10 sem suporte oficial atualizem para o Windows 11 ou se inscrevam no programa ESU para continuarem a receber patches de segurança cruciais.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.