Threats

Nova versão de infostealer para MacOS adiciona backdoor para ataques persistentes

Foi descoberta uma nvoa versão do infostealer também conhecido como AMOS que, agora, conta com uma backdoor para dar acesso persistente ao sistema

08/07/2025

Nova versão de infostealer para MacOS adiciona backdoor para ataques persistentes

Um analista de malware descobriu uma nova versão do infostealer Atomic MacOS – também conhecido como AMOS – que vem, agora, com um backdoor para permitir aos atacantes ter acesso persistente ao sistema comprometido.

O novo componente permite executar comandos arbitrários remotamente, sobrevive a reboots e permite manter o controlo sobre os hosts infetado indefinidamente. A divisão de cibersegurança da Moonlock analisou o backdoor no malware em questão depois de uma sugestão de um investigador independente – gonjxa – que se mantém atento à atividade do infostealer.

As campanhas do malware AMOS já chegaram a mais de 120 países, com os Estados Unidos, França, Itália, Reino Unidos e Canadá entre os afetados”, indicam os investigadores, que acrescentam que “a versão com backdoor do Atomic macOS stealer tem agora o potencial de ganhar acesso completo a milhares de dispositivos Mac em todo o mundo”.

O stealer Atomic foi documentado pela primeira vez em abril de 2023 e é uma operação de Malware-as-a-Service. Tem como alvo os ficheiros em MacOS, extensões de criptomoedas e palavras-passe do utilizador armazenadas nos browsers.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.