Threats

Setor de viagens e hotelaria sofre mil ciberataques por semana

No terceiro trimestre, o setor de lazer e hotelaria sofreu uma média de mil ciberataques semanais por organização e a fraude contra o Booking.com é um exemplo, diz a Check Point

13/12/2023

Setor de viagens e hotelaria sofre mil ciberataques por semana

Segundo a Check Point Research (CPR), equipa de investigação da Check Point Software Technologies, o setor do lazer e da hotelaria é alvo de, em média, mil ciberataques semanais por organização no terceiro trimestre de 2023, o que representa um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

Em particular, uma fraude recente contra o Booking.com, relatada pela Secureworks, é um exemplo da sofisticação das ciberameaças. Neste caso, os clientes foram alvo de furto de dados, que foram posteriormente colocados à venda na dark web. Para a CPR, isto revela as vulnerabilidades que os viajantes e as empresas têm de enfrentar no mundo digital.

Neste contexto, a equipa de investigação da CPR encontrou vários exemplos que demonstram que o Booking.com é um alvo de alto perfil que tem estado no radar dos cibercriminosos:

  • Malware através de reservas: este exemplo está relacionado com o recente esquema de fraude de que o Booking.com foi vítima. A CPR revela que encontrou aquele que parece ser o primeiro passo do esquema num fórum de mensagens, que é infetar hotéis com malware – descrito como “o trabalho mais popular atualmente”. O ataque consiste em reservar alojamento através do site e, depois, enviar um ficheiro malicioso através de um sistema de mensagens, visando infetar os hotéis.
  • Colaborações internas: um ator de ameaça está à procura de anfitriões no Booking.com para uma potencial “parceria” maliciosa sob a forma de trabalho interno.
  • Kits de phishing: um atacante criou um kit de phishing que tem como alvo específico o serviço Booking.com. Este kit foi publicado como um presente para a comunidade de cibercriminosos russos, segundo a CPR.
  • Contas de anfitrião falsas: um cibercriminoso está à procura de um programador para o desenvolvimento de um software que seja capaz de criar contas de anfitrião falsas e que coloque propriedades falsas no Booking.com.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.