Threats

Setor industrial regista recorde de ataques no segundo trimestre de 2023

Os recursos de internet são a única área a registar um aumento da atividade de ameaça pelo segundo semestre consecutivo

24/09/2023

Setor industrial regista recorde de ataques no segundo trimestre de 2023

No primeiro semestre de 2023 foram detetados e bloqueados objetos maliciosos em 34% dos computadores de Sistemas de Controlo Industrial (ICS), de acordo com o mais recente relatório sobre ICS CERT da Kaspersky. Por sua vez, o segundo trimestre deste ano registou o nível trimestral mais elevado de ameaças a nível global desde 2019, com 26,8% dos computadores ICS afetados. 

As soluções de segurança da Kaspersky bloquearam 11.727 famílias de malware em sistemas industriais só no primeiro semestre do ano. Entre as diversas categorias, os recursos de Internet negados foram a única área a registar um crescimento nos primeiros três meses do ano. Este é agora o segundo semestre consecutivo de aumento da atividade de ameaça nesta categoria.

Em 2022 esta tinha já a principal categoria de ameaças, seguindo-se os scripts maliciosos e as páginas de phishing. Embora as percentagens tenham vindo a convergir, estas ameaças ainda são prevalecentes em 12,7% dos casos.

Geograficamente, as regiões mais seguras sofreram mudanças no primeiro semestre de 2023: a Austrália, a Nova Zelândia, os Estados Unidos e o Canadá, a Europa Ocidental e o Norte da Europa registaram aumentos nos números de computadores Sistemas de Controlo Industrial (ICS) atacados durante este período. Contudo, as percentagens de ameaças continuam baixas. As razões para este aumento prendem-se sobretudo com o bloqueio de recursos de internet e de scripts maliciosos, com a deteção de spyware a registar um crescimento notável nestas áreas. 

África regista a percentagem mais elevada (40,3%), enquanto o Norte da Europa regista a incidência mais baixa, com 14,7%. Ao nível dos países, a Etiópia tem a percentagem mais elevada de ameaças, com 53,3%, enquanto o Luxemburgo tem a percentagem mais baixa, com 7,4%.

O setor mais exposto a ameaças continuou a ser o da automação de edifícios, que agrega 38,5% dos computadores atacado. O setor energético teve um aumento de 36% das ameaças, enquanto o do petróleo e do gás registou uma diminuição para 38%.

Os setores de engenharia, integração de ICS, fabrico e energia reportaram um aumento geral na percentagem de computadores ICS em que objetos maliciosos foram bloqueados no primeiro semestre de 2023.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.