Analysis

Ataques contra tecnologias operacionais da União Europeia aumentam

Relatório da ENISA mostra um aumento da percentagem de ataques direcionados contra os sistemas de OT das organizações da União Europeia

06/10/2025

Ataques contra tecnologias operacionais da União Europeia aumentam

A ENISA publicou o seu relatório de 2025 “Threat Landscape” que mostra que uma percentagem significativa dos ataques na União Europeia (UE) teve como alvo os sistemas de tecnologia operacional (OT). O relatório é baseado na análise a quase 4.900 incidentes de cibersegurança entre julho de 2024 e junho de 2025 que incluem incidentes publicamente reportados, assim como ataques partilhados entre países da UE e membros do programa de partilha de informação da ENISA.

O relatório da ENISA abrange uma vasta gama de ataques e ameaças e revela que 18,2% das ameaças observadas durante o período de estudo foram dirigidas aos sistemas OT, depois das ameaças móveis, que representaram 42% dos ataques, e das ameaças web, que representaram 27%. A ENISA nota a “crescente exposição de sistemas industriais e críticos à medida que continuam a ser cada vez mais conectados e direcionados”.

Muitos dos ciberataques publicamente divulgados contra sistemas de controlos industriais e outros sistemas OT são conduzidos por grupos hacktivistas. Um desses grupos é o Z-Pentest Alliance, que tem estado ativo desde outubro de 2023 e é conhecido por ataques contra este tipo de sistemas. A ENISA reporta que os membros do Z-Pentest Alliance aumentaram os seus ataques contra sistemas de OT em Itália desde o quarto trimestre de 2024. A agência europeia também destacou outro grupo pró-Rússia, chamado Rippersec, que está a aumentar as suas atividades contra membros da UE.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

IT SECURITY Nº27 DEZEMBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.