Analysis

Cibergrupo distribui malware em ataque à China continental

Investigação da Eset indica que o cibergrupo Evasive Panda distribuiu malware através de atualizações de software desenvolvidas por empresas chinesas

04/05/2023

Cibergrupo distribui malware em ataque à China continental

A Eset descobriu uma campanha de ciberataques na qual os sistemas de atualização de aplicações legítimas foram manipulados para também distribuir o malware MgBot. Este malware é o principal instrumento de ciberespionagem do grupo malicioso Evasive Panda, a quem a Eset atribui o ataque.

A investigação da Eset revela que esta campanha, que visou utilizadores na China continental, teve início em 2020. A maioria das vítimas faz parte de uma organização não governamental internacional.

O grupo Evasive Panda utiliza uma backdoor personalizada conhecida como MgBot, que tem registado pouca evolução desde a sua descoberta em 2014. Tanto quanto sabemos, a backdoor não foi utilizada por nenhum outro grupo. Portanto, atribuímos esta atividade ao Evasive Panda com elevada confiança”, comentou a propósito o investigador da Eset Facundo Muñoz, que descobriu esta campanha de ciberataques. “Durante a nossa investigação, descobrimos que ao realizar atualizações automáticas, vários componentes legítimos de software de aplicações também descarregaram instaladores da backdoor MgBot a partir de URL e endereços IP legítimos”.

Quando os investigadores da Eset analisaram a probabilidade de vários métodos que poderiam explicar como os agentes maliciosos conseguiram distribuir o malware através de atualizações legítimas, dois cenários destacaram-se: (1) cadeia de fornecimento comprometida; e (2) ataques do tipo “adversary-in-the-middle” (AitM), que permitem aos cibercriminosos intercetar e modificar comunicações entre duas partes, como um utilizador e um website ou serviço, para roubar informação.

Dada a natureza específica dos ataques, especulamos que os agentes maliciosos tiveram de comprometer os servidores de atualização do QQ para introduzir um mecanismo de identificação dos utilizadores visados, a fim de distribuir o malware, filtrar os utilizadores não visados e distribuir-lhes atualizações legítimas. Isto porque registámos casos em que as atualizações legítimas foram descarregadas através dos mesmos protocolos violados”, afirmou Muñoz. “Por outro lado, as abordagens AitM seriam possíveis se os agentes maliciosos conseguissem comprometer dispositivos vulneráveis, como routers ou gateways, e se os agentes maliciosos pudessem ter obtido acesso à infraestrutura do ISP”.

A arquitetura modular da MgBot permite-lhe alargar a sua funcionalidade através da receção e implementação de módulos no sistema comprometido. As funcionalidades da backdoor incluem a gravação de teclas premidas; roubo de ficheiros, credenciais e conteúdos das aplicações de mensagens das apps QQ e WeChat; e a captura de streams de áudio e de texto copiado para a área de transferência.

O grupo Evasive Panda (também conhecido como BRONZE HIGHLAND e Daggerfly) é um grupo APT de língua chinesa, ativo desde pelo menos 2012. A Eset observou as atividades de ciberespionagem do grupo contra indivíduos na China continental, Hong Kong, Macau e Nigéria.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.