Analysis

Multicloud traz novos desafios para os profissionais de segurança

Maioria dos profissionais de segurança indicam que os ambientes multicloud apresentam maiores desafios de segurança e gostariam que os fornecedores de cloud fornecessem melhoramentos no campo da cibersegurança

04/08/2021

Multicloud traz novos desafios para os profissionais de segurança

Um estudo realizado pela Dimensional Research para a Tripwire junto dos profissionais de segurança com responsabilidade direta sobre a segurança de infraestrutura de cloud pública indica que 73% opera num ambiente multicloud e 98% acredita que esta realidade cria desafios de segurança adicionais.

Vimos uma grande mudança para a cloud em resposta à necessidade crescente dos negócios de gerir mais dados e ter maior disponibilidade”, explicou Tim Erlin, vice-presidente de gestão de produto e estratégia da Tripwire. “Dada a crescente complexidade dos sistemas e as ameaças que surgem com a mudança para um ambiente cloud e as políticas de segurança exclusivas de cada fornecedor, faz sentido que as organizações estejam a encontrar cada vez mais dificuldade para proteger o perímetro”.

As organizações têm vários motivos para utilizar várias cloud, incluindo atender a diferentes necessidades de negócios, executar determinadas aplicações, espalhar riscos, aproveitar a economia de custos e fornecer redundância em caso de paralisação.

Segundo o estudo, 59% dos inquiridos têm padrões de configuração para a sua nuvem pública e 78% usam estruturas de segurança de práticas recomendadas, mas apenas 38% dos utilizadores da estrutura as aplicam de forma consistente no seu ambiente cloud.

De acordo com os mesmos dados, apenas 21% têm uma visão centralizada da postura de segurança de sua organização e conformidade com as políticas em todas as contas na cloud. A maioria também observou que os modelos de responsabilidade partilhada para segurança entre fornecedores de serviços cloud e os seus clientes nem sempre são claros; perto de 75% contam com ferramentas ou a experiência de terceiros para proteger o seu ambiente de cloud.

O estudo também se focou as preocupações atuais dos profissionais de segurança responsáveis pela infraestrutura cloud; quando se trata de gerir o seu ambiente de cloud, a maioria das organizações confia nas equipas de segurança existentes para concluir o treino, mas apenas 9% dos entrevistados classificariam as suas equipes internas como especialistas.

Em geral, os clientes desejam que os fornecedores de nuvem aumentem os esforços de segurança. A maioria (98%) gostaria de ver melhorias de segurança específicas, incluindo comunicação mais rápida de problemas de segurança e monitorização de estruturas de segurança consistentes e 77% gostaria que o seu serviço de segurança existente fosse estendido para a cloud em vez de encontrar uma solução separada.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.