Analysis

Município de Valongo: VisionWare Threat Intelligence Center é “a visão no horizonte para as organizações”

A VisionWare é parceira do Município de Valongo desde 2018, na sua jornada de segurança de informação. Depois de vários projetos implementados, foi a vez do VisionWare Threat Intelligence Center entrar em ação, como “uma camada adicional de segurança”

Por Maria Beatriz Fernandes . 14/12/2022

Município de Valongo: VisionWare Threat Intelligence Center é “a visão no horizonte para as organizações”

Atualmente, a cibersegurança situa-se no topo das prioridades das empresas e organizações, independentemente do setor, modelo de negócio ou dimensão. Também a Administração Pública, encarregue de servir diariamente os cidadãos, tem vindo a fazer esforços para salvaguardar as inúmeras cargas de informação crítica que tem a sua responsabilidade. 

O Município de Valongo é uma das entidades que se posiciona na vanguarda da prevenção da segurança da informação, e que tem vindo, ao longo dos anos, a apostar na modernização tecnológica e inovação como parte fundamental das suas operações. A seu lado nesta jornada desde 2018, a VisionWare destaca a “preocupação constante [do Município] e aposta contínua na prudência e reforço das medidas de ação preventiva no âmbito das suas infraestruturas de segurança da informação”.

Ao lado da empresa, o Município fez uma restruturação da rede informática e da metodologia de IT, “através de uma nova liderança na equipa, fatores que levaram a que a cultura de segurança da informação passasse a ser uma prioridade. A necessidade levou à procura, que nos apontou a Visionware como o parceiro a considerar”, diz o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

Assim, ao longo dos anos, a empresa tem assumido “um papel fundamental na promoção do nível de maturidade de cibersegurança da Instituição a todos os níveis, nomeadamente, no que respeita a componente mais técnica da cibersegurança, passando pelas áreas do compliance e privacidade, indo até à componente de formação especializada”, afirma Bruno Castro, CEO da VisionWare.

Numa primeira fase, a parceria focou-se no RGPD, governance e compliance, e, numa segunda fase, na implementação do SOC, “que surgiu, inicialmente, por iniciativa interna, mas que rapidamente se concluiu que seria humanamente impossível de assegurar pela escassez de recursos humanos”, refere o presidente da CM Valongo.

VisionWare Threat Intelligence Center

Bruno Castro, CEO da VisionWare

 

Um dos recentes frutos desta parceria foi a aposta na incorporação de um modelo e políticas de governance, a par da implementação da ISO 27001, que culminou na aposta no novo serviço de monitorização em tempo real, o VisionWare Threat Intelligence Center, considerado pelo presidente do Município “uma camada adicional de segurança”. 

De acordo com Bruno Castro, “para além das dimensões ‘comuns’ da cibersegurança, Threat Intelligence e inteligência artificial fazem parte do processo em que estamos envolvidos com o Município de Valongo”, soluções que “providenciam o acesso à análise de dados” e que permite “gerar alarmística e reporting relativo ao risco que o Município pode estar perante”. O responsável destaca, ainda, a colaboração no “apoio à governação da autarquia, através de serviços de Strategic & Political Intelligence”.

Também estou convicto que a VisionWare, através deste serviço de intelligence, passará a fornecer outras informações sobre nós – pessoas e instituições – que desconhecemos, mas que existem neste novo mundo cibernético que tem, tanto de positivo, como maléfico”, reflete o CEO da VisionWare. Com inúmeras novas vulnerabilidades e ameaças a nível diário, esta ferramenta garante ao Município a “obtenção de informação prévia a um possível ataque e permite-nos, de forma controlada, tomar as necessárias ações para a mitigação do mesmo”, refere o presidente. 

Plataforma é uma visão de horizonte

A solução da VisionWare, que José Manuel Ribeiro afirma se destacar “pela forma preventiva como trata a informação”, providencia uma “visão integrada, holística e mais assertiva de todos os ativos, físicos e ou humanos, bem como do seu estado e do seu fator de risco e fragilidades perante a infraestrutura digital, quer interna, quer externa”, reitera a VisionWare, através do acesso a análise de dados e relatórios regulares, em tempo real. 

 

 José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo

Segundo o presidente do Município, plataformas como o VisionWare Threat Intelligence Center “são, de facto, a visão no horizonte para as organizações”, que alavancam a tomada de decisões. “Não substituem as tradicionais ou outras soluções implementadas”, mas funcionam como um “complemento”. São, contudo, “ferramentas que necessitam de acompanhamento contínuo e daí a importância da parceria com a VisionWare”. 

Porque são as pessoas e a forma como se relacionam com os sistemas e plataformas digitais o elo mais fraco de todo o processo, o Município efetua, agora, ações constantes de sensibilização e ações de formação dos recursos humanos e mantém a implementação da ISO 27001. Para o futuro, o Município entende que a integração da plataforma com outras vai permitir “a automatização de algumas tarefas, de algumas validações”, onde, por exemplo, a IA já está a ser utilizada. 

E no futuro?

Com presença em três continentes, o VisionWare Threat Intelligence Center “é sempre um desafio”, reflete a empresa. Todavia, os processos continuam a ser otimizados e toda a operação e mecanismos de monitorização e processamento “já estão em pleno funcionamento”. “Juntámos o melhor das áreas técnicas, com o melhor das áreas mais analíticas. Essa tem sido a nossa chave do sucesso”, acrescenta.

Assim, com o panorama do ciberespaço e respetiva segurança em constante mutação, “cabe-nos a nós, todos nós, garantir que fazemos os possíveis para não ficar atrás e, consequentemente, adotarmos as medidas técnicas e organizacionais necessárias para a Segurança da Informação”, conclui o presidente da Câmara Municipal de Valongo.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.