Analysis

Tornar o negócio “quantum-safe” é uma necessidade do presente

De acordo com um artigo publicado pelo Fórum Económico Mundial, a adoção de criptografia “quantum-safe” está a entrar na legislação e nos ecossistemas e a maioria das empresas vão ter de a apoiar

16/05/2023

Tornar o negócio “quantum-safe” é uma necessidade do presente

No âmbito da encriptação de dados sensíveis, os termos “post-quantum” e “quantum-safe” vieram ao de cima, em particular depois do NIST anunciar quatro novos algoritmos prontos para se tornarem nos novos padrões de criptografia em 2024. À medida que a computação quântica se desenvolve para o seu máximo potencial, espera-se que em breve sejam capazes de ultrapassar a encriptação e comprometer dados sensíveis. 

As previsões dos especialistas sugerem que mais de 20 mil milhões de dispositivos digitais vão ter de ser atualizados ou substituídos por novas comunicações “quantum-safe” encriptadas. Segundo Alessandro Curioni, VP Europe and Africa and Director do IBM Research Europe, para o Fórum Económico Mundial, as respostas a seis perguntas-chave podem ajudar a tornar as empresas mais seguras. 

  • Como descobrir os dados e sistemas a migrar para novos algoritmos?

Cada empresa tem as suas próprias prioridades. Primeiro, é importante entender onde e como os algoritmos antigos são utilizados e analisar os riscos envolvidos, o que, idealmente, é conseguido através da extensão da utilização de conceitos de cadeia de valor de software seguro.

  • Como é que observa as prioridades de dados e sistemas da organização?

Na fase de observar, uma organização pega no que descobriu e gera um inventário criptográfico enriquecido com contexto, para analisar o estado criptográfico de compliance. Este inventario fornece uma lista de vulnerabilidades com base em políticas de conformidade específicas do setor em causa e prioridades do negócio. Segundo o líder da IBM, as empresas podem economizar custos e esforços alinhando iniciativas estratégicas de modernização que simplificam a migração de criptomoedas e aumentam a segurança. Uma estratégia que combine risco com modernização estratégica de aplicações é o melhor caminho para se tornar “quantum-safe”.

  • Quanto tempo vai demorar para a transformação “quantum-safe”?

Depende do que está a ser migrado, mas, Alessandro Curioni reitera que a modernização de aplicações é fundamental na jornada para a segurança quântica. 

  • A transformação pode ser feita no background das operações normais?

Com a consciência certa e governance estratégico, é possível migrar gradualmente uma empresa com o mínimo de impacto. Tomando como exemplo as API que uma empresa pode usar internamente ou oferecer externamente, o responsável da IBM explica que é muito simples utilizar componentes de infraestrutura habilitados para segurança quântica que fornecem acesso a essas API, protegidas com algoritmos quantum-safe.

  • Quais são os novos algoritmos NIST e como sabemos que são realmente seguros?

Segundo o responsável da IBM, a melhor forma de pensar sobre esses algoritmos é como a próxima geração de algoritmos criptográficos. Foram selecionados para a utilização federal dos EUA, e vão encontrar o seu caminho para a regulamentação noutros países e indústrias. Os algoritmos foram desenvolvidos por consórcios externos de todo o mundo e submetidos a uma competição organizada pelo NIST. Este processo de seis anos levou a um escrutínio intenso e aberto dos algoritmos e a que quatro candidatos fossem selecionados pelo NIST para estandardização até 2024.

  • Por que investir nessa migração agora, quando os computadores quânticos ainda não são totalmente práticos?

Não sabemos quando um computador quântico criptograficamente relevante vai ser desenvolvido, mas a geração de criptografia capaz de proteger esse futuro já está disponível, afirma o representante da IBM. A adoção da criptografia “quantum-safe” está a encontrar o seu caminho na legislação e nos ecossistemas e a maioria das empresas terá de apoiá-la, pelo que iniciar esta jornada através de consciencialização da necessidade de migração estratégica é vantajoso, acredita Alessandro Curioni.

As etapas que simplificam a migração podem ser adicionadas às iniciativas de segurança existentes e aos programas de modernização de aplicações. Isso vai minimizar o esforço e economizar custos a longo prazo. Esperar, por outro lado, significa estar a criar mais legado em risco, tomando a eventual migração mais complicada. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.