ITS Conf

Devoteam: “O futuro da cibersegurança não é máquina contra máquina nem homem contra máquina; vai ser homem com máquina” (com vídeo)

Hugo Mestre subiu ao palco das Technical Tracks para falar daquilo que considera ser um dos maiores problemas na fronteira entre velocidade e ponderação na tomada de decisões com inteligência artificial

11/11/2025

Devoteam: “O futuro da cibersegurança não é máquina contra máquina nem homem contra máquina; vai ser homem com máquina” (com vídeo)

Num cenário em que a cibersegurança e a Inteligência Artificial (IA) se tornam centrais no quotidiano, Hugo Mestre, Executive Director & Head of Cyber Trust da Devoteam, no palco das Technical Tracks, afirmou que as ferramentas de IA “não são ferramentas simples, como estamos habituados, são ferramentas que pensam e que tomam decisões”.

Para o Executive Director & Head of Cyber Trust da Devoteam, a capacidade de tomada de decisão é fulcral para a análise de risco “e é muito importante também na maneira como embutimos a IA nas nossas operações e construímos equipas mistas”.

O orador detalhou a importância da existência de dois sistemas de processamento de ideias – natural e lógico – para a cibersegurança, uma vez que esta “vive da tensão entre a necessidade de velocidade e a necessidade de ponderação”. Hugo Mestre acredita que a IA intensifica ainda mais estas exigências na cibersegurança, e que “a IA é um aliado, mas tal como qualquer aliado, nós temos que o conhecer muito bem”.

Para Hugo Mestre, a questão principal que define o sucesso ou a falha da integração de IA na cibersegurança é definir quem deve decidir: “isto é um dos pontos mais críticos e tem de ser desenhado, analisado e pensado”. Em seguida, o orador recomendou que as empresas desenvolvam uma arquitetura de tomada de decisão com funções claramente identificadas tanto para IA como para os humanos.

No entanto, para alcançar a harmonia na tomada de decisão, é essencial cruzar estes dois caminhos, através da implementação de políticas, orquestração de agentes, mapeamento de táticas e proteção de dados e identidade.

O futuro da cibersegurança não é máquina contra máquina nem homem contra máquina; vai ser homem com máquina”, concluiu.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

IT SECURITY Nº26 OUTUBRO 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.