News

Ataques Ransom DDoS aumentaram significativamente em 2021

Em 2021, este tipo de ataque aumentou 175% no último trimestre em comparação com os três meses anteriores

14/01/2022

Ataques Ransom DDoS aumentaram significativamente em 2021

Tem havido um aumento das ameaças de distributed denial-of-service (DDoS) acompanhados de ameaças de extorsão, com criminosos a exigirem pagamentos de resgate para parar um ataque ou não o executar. Segundo um inquérito da Cloudflare, os ataques do Ransom DDoS aumentaram quase um terço entre 2020 e 2021 e aumentaram 175% no último trimestre de 2021 em comparação com os três meses anteriores, incluindo ataques DDoS de resgate em larga escala em fornecedores de serviços de voice over IP (VoIP).

Embora não sejam uma forma especialmente avançada de ciberataque, indicam os investigadores, os ataques do DDoS continuam a revelar-se eficazes e alguns dos criminosos por detrás das campanhas do DDoS estão a tornar-se mais prolíficos e agressivos.

De acordo com a Cloudflare, um pouco mais de um em cada cinco ataques de DDoS foi acompanhado por uma nota de resgate durante 2021, e em dezembro, período particularmente movimentado para os retalhistas online, uma em cada três das organizações inquiridas disse ter recebido uma carta de resgate relativa a um ataque do DDoS.

Os alvos dos ataques DDoS incluem, geralmente, retalhistas online, governos locais online, aplicações de negócio baseadas na cloud, serviços de streaming e jogos online. "Ao longo dos anos, tornou-se cada vez mais fácil para os atacantes lançarem ataques DDoS", alertaram os investigadores na publicação de blog.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.