News

Devoteam Cyber Trust lança framework de ciber-resiliência

A Alert Readiness Framework, da Devoteam Cyber Trust, procura ajudar as organizações a adotar um sistema de gestão de níveis de alerta para reduzir o impacto dos ciberataques

08/11/2023

Devoteam Cyber Trust lança framework de ciber-resiliência

A Devoteam Cyber Trust anuncia o lançamento da Alert Readiness Framework, destinada ao universo da cibersegurança nas organizações, que assenta na implementação de um sistema de gestão de níveis de alerta.

Tendo em conta que 85% dos incidentes de cibersegurança envolvem um elemento humano, a Devoteam Cyber Trust procurou desenvolver uma solução de Framework que permita às organizações implementar um sistema de gestão de níveis de alerta. De acordo com a empresa, com a Alert Readiness Framework, as organizações poderão estar preparadas nos três principais eixos de atuação em cibersegurança: pessoas, processos e tecnologia.

A Alert Readiness Framework inspira-se em indústrias mais maduras na prevenção, como a defesa militar, agregando o universo inteiro de uma organização no processo de prevenção e reação em cibersegurança. A Devoteam Cyber Trust destaca que a Framework permite antecipar processos, pessoas e tecnologia de forma que, quando o momento de alerta chegar, a organização esteja preparada e ciente dos procedimentos que deverão ser tomados.

A Framework visa apelar à gestão, assim como aos recursos técnicos e não técnicos, desmitificando conceitos. A Devoteam Cyber Trust refere que são definidos os Planos de Resposta Contextual, existindo dois tipos diferentes de controlo. Enquanto o RTP (Reduce the Probability) remete para controlos de redução de probabilidades que se dá num incidente, os controlos RTI (Reduce the impact) focam-se na diminuição do impacto caso o incidente ocorra.

“Um dos desafios mais urgentes que observei foi a dificuldade na linguagem e na compreensão”, afirma Rui Shantilal, managing partner da Devoteam Cyber Trust e catalisador da ideia. “Como poderíamos garantir que um técnico, um gestor intermédio, um executivo C-Level e um utilizador comum partilhem e compreendam as complexidades da ciber segurança de uma forma unificada e simplificada? Esta foi a base de pensamento da génese da Alert Readiness Framework (ARF)”.

“Este é o momento da gestão estar envolvida na tomada de decisões em relação à cibersegurança. Na Devoteam Cyber Trust acreditamos numa prevenção estruturada englobando todos os intervenientes desde o CEO ao front desk na resposta aos ciberataques, e a Alert Readiness Framework é uma ferramenta essencial para a sustentabilidade de qualquer negócio ou organização”, acrescenta Shantilal.

Além disto, a Alert Readiness Framework tem como objetivo ajudar as organizações a garantir que todos os cenários foram pensados, auxiliando na organização dos contextos, na definição das fontes de informação credíveis para elevar o nível de alerta, assim como na análise do risco e identificação dos níveis de alerta.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.