News

Mercado SASE ultrapassa os dois mil milhões de dólares pela primeira vez

No segundo trimestre de 2023, a receita de SASE cresceu em 28%, tendo duplicado de um mil milhão de dólares para dois mil milhões em dez trimestres

16/09/2023

Mercado SASE ultrapassa os dois mil milhões de dólares pela primeira vez

Um relatório recente, publicado pelo grupo Dell'Oro, revela que o mercado geral de SASE – composto por soluções SD-WAN e Security Service Edge (SSE) – ultrapassou a incerteza económica e registou um crescimento de receita de 38%, ano após ano, no segundo trimestre de 2023. A receita trimestral conquistou um novo recorde ao atingir, pela primeira vez, dois mil milhões de dólares, tendo duplicado em dez trimestres. 

Os resultados remetem para uma era marcada pela mobilidade e pela cloud, estando as empresas a esforçar-se para melhorar os serviços de rede e de segurança. Apesar dos ciclos de vendas alargados e do “escrutínio adicional do orçamento”, que são a “norma” no cenário macroeconómico atual, Mauricio Sanchez, Senior Research Director, Enterprise Networking and Security da Dell'Oro Grupo, afirma que “ficamos agradavelmente surpresos com a força do mercado SASE”.

No segundo trimestre de 2023, a Cisco foi a empresa líder a nível das receitas no mercado geral, após o ter perdido pela primeira vez para a Zscaler no primeiro trimestre. Os principais fornecedores mundiais de SASE foram a Cisco, a Zscaler, a Palo Alto Networks, a Broadcom (Symantec) e a Fortinet.

Por sua vez, a receita correspondente ao SASE de fornecedor único – fornecedores que oferecem SD-WAN e SSE – representou no segundo trimestre do ano mais de metade do mercado SASE, com um crescimento registado de quase 70% ano após ano. A Cisco, a Palo Alto Networks, a Fortinet, a Netskope e a Versa Networks foram os cinco principais fornecedores de SASE single-vendor, segundo o mesmo relatório.

“Para além do argumento em torno da arquitetura superior do SASE para fornecer aos utilizadores um acesso seguro a aplicações baseadas em cloud a partir de qualquer lugar, vemos o SASE a avançar para a monitorização de aplicações de rede de ponta a ponta e domínios de proteção de dados que, juntos, aumentam substancialmente o apelo do cliente”, explica Sanchez. “Embora muitos clientes consideram as funcionalidades SWG, CASB, ZTNA e FWaaS de SD-WAN e SSE como apostas, os fornecedores que mostram mais e que conseguem agregar valor a áreas adjacentes destacam-se num mercado lotado”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

IT SECURITY Nº18 Junho 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.