News

NCSC lança guia de segurança para migração de soluções SCADA

O Centro Nacional de Cibersegurança do Reino Unido lançou um guia para ajudar as organizações que estão a considerar migrar as suas soluções SCADA para a cloud

19/03/2024

NCSC lança guia de segurança para migração de soluções SCADA

O Centro Nacional de Cibersegurança (NCSC) do Reino Unido lançou um guia de segurança para ajudar as organizações que utilizam OT (tecnologias operacionais) para determinar se devem ou não migrar os seus sistemas SCADA para a cloud.

Habitualmente, os sistemas SCADA estão isolados da Internet e das redes empresariais locais por razões de segurança, mas a cloud pode fornecer benefícios para várias organizações e muitas estão a colocar a hipótese de migrar para a cloud.

O guia publicado pelo NCSC procura ajudar as organizações a identificar os benefícios e desafios de adotarem SCADA alojados na cloud e permitir estas mesmas organizações a tomar uma decisão baseada no risco.

O NCSC refere que a migração para a cloud deve ser uma decisão informada pelo perfil de risco de cada organização e pelos requisitos técnicos específicos e alerta que algumas organizações, principalmente as entidades de infraestruturas críticas, enfrentam um maior risco de ciberataques sofisticados.

As organizações que estão a considerar a implementação de SCADA na cloud devem, primeiro, decidir se querem uma migração completa, a utilização da cloud como solução de recuperação ou uma implementação híbrida.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

IT SECURITY Nº17 Abril 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.